Em se tratando de marketing digital, tudo o que mais escutamos ultimamente é sobre a importância de oferecermos um conteúdo de qualidade. Essa é a base do Inbound Marketing: utilizar o site, o blog, o e-mail e as redes sociais da empresa para atrair pessoas que poderão se tornar seus clientes. Chegou a hora de ir além da teoria e entender como esse marketing de atração traz resultados, na prática, para o seu negócio.
Separamos cinco pontos positivos de se investir em Inbound Marketing, e vamos direto a eles!
Inbound Marketing diminui o ciclo de venda
Você tem ideia do tempo médio que a sua empresa leva para fechar uma venda? Sabemos que esse processo passa por um funil, no qual, primeiro, o cliente ainda não tem plena consciência do que precisa. Depois, ele reconhece que existe um problema e inicia a busca por uma solução. Por fim, há a negociação e o fechamento da venda. Independentemente do tempo que a sua empresa leva para percorrer todo o funil, é importante saber que ele pode ser menor, por meio do Inbound Marketing. Ou seja: você consegue vendas de forma mais rápida.
Mas como isso pode ser feito? Simplesmente, se você falar da forma certa com cada possível cliente, de acordo com a fase em que ele se encontra no funil. A abordagem a um cliente que ainda não sabe direito do que precisa não pode ser a mesma para um cliente que já sabe o que quer e está quase fechando negócio, concorda? O Inbound Marketing possibilita que você identifique um cliente que está lá no começo do funil, apenas com uma intenção, e ofereça solução para o problema dele, o que vai fazer com que a venda se concretize de forma mais rápida.
Automação
Lendo o tópico acima, fica a pergunta: mas como saber em que fase está cada cliente e de que forma direcionar as mensagens certas? Você imagina o trabalhão que isso dá e, certamente, não quer despender muito tempo, com tantas decisões a serem tomadas no seu negócio. É aí que entra outra vantagem do Inbound Marketing: a automação. Já falamos mais a fundo sobre ela aqui no blog.
Para ser assertivo, oferecendo conteúdo para cada um desses públicos, é extremamente vantajoso que você conte um software especializado nisso, diminuindo os trabalhos manuais e aumentando a eficiência dos processos de marketing digital. Por meio de ferramentas, você cria landing pages eficientes na atração de leads, envia e-mails segmentados e otimiza suas redes sociais, entre outras vantagens.
Análise de resultados
Com o Inbound Marketing, você consegue saber exatamente o que está dando certo ou não na sua estratégia, o que é fundamental, porque você deixa de gastar esforços e dinheiro em algo que não está trazendo o retorno esperado. Você consegue, por exemplo, ver quais palavras-chave estão atraindo mais leads, qual e-mail marketing foi mais aberto, qual link foi mais clicado, etc. Com isso, você identifica as oportunidades de melhoria e pode turbinar aquilo que já está dando certo, construindo uma estratégia de marketing matadora para a sua empresa.
Melhora no relacionamento com o público
Os clientes estão em busca de empresas que os atendam de forma rápida e eficiente, e, cada vez mais, querem uma comunicação próxima, fenômeno ampliado pelas redes sociais. Soma-se a isso o fator admiração: clientes tornam-se fiéis às marcas que admiram. Com o Inbound Marketing, você consegue atender a todos esses fatores. Com a publicação de conteúdo de qualidade, você adquire relevância, e, por meio do envio de mensagens direcionadas, o cliente se sente próximo. Com essas soluções, ele cria empatia pela marca e, para virar um consumidor fiel, é um clique.
Diminuição do custo por cliente
Vamos direto aos fatos! Investir em Inbound Marketing é 62% mais barato do que investir no Marketing tradicional, e os resultados são melhores! Primeiro, porque, como vimos acima, as ações são mensuráveis; o ciclo de venda torna-se mais curto, o que resulta em mais vendas; você automatiza e otimiza o seu tempo; e ainda se torna mais próximo de seus clientes.
Com todas essas evidências, fica difícil entender quem ainda não está investindo em Inbound Marketing, não é?