Esse post é para você que já sabe a importância do marketing digital para o sucesso do seu negócio e pensa até em ter um profissional interno, dedicado a divulgar a sua marca e otimizar suas vendas. Considerando contratar essa pessoa, você se pergunta: ‘vale mesmo a pena investir em ter alguém internamente ou é melhor seguir com uma agência de marketing?’.
A partir de agora, nós vamos ajudar você a chegar à sua própria conclusão, trazendo as vantagens e desvantagens de cada uma das escolhas. Vamos lá?
Vantagens de ter um profissional de marketing interno
Investir em um profissional que fique dentro da sua empresa, fazendo parte do seu time de colaboradores e dedicado às suas demandas pode ser uma boa solução. Confira alguns motivos para você tomar essa decisão!
1 – Alinhamento e acompanhamento maior
Atuando dentro da sua empresa, o profissional certamente ficará mais alinhado ao seu negócio, à missão e à cultura da sua companhia, e isso dará a ele um senso maior de realidade. Essa proximidade também deixa mais fácil o seu acompanhamento de tudo o que está sendo produzido e dos resultados.
2 – Mais agilidade nas entregas
Com um profissional dentro da sua empresa, uma etapa é eliminada, já que você não precisa realizar novas solicitações ou mudanças via atendimento da agência, e, com isso, teoricamente, a aprovação das peças e campanhas é mais rápida. Claro que vale considerar que essa agilidade depende também da pessoa contratada.
3 – Dedicação total
Por fim, o profissional terá dedicação total ao seu negócio, conhecendo suas fortalezas e pontos fracos e atuando de forma mais integrada com sua equipe, o que pode ser traduzido em estratégias mais certeiras.
Vantagens de contar com uma agência de marketing
Por outro lado, contratar profissionais internos pode ser mais oneroso, já que dificilmente você conseguirá que alguém seja redator, designer, programador, social mídia e ainda faça um bom planejamento. Além de todos os custos com CLT, ainda há o investimento em equipamentos e programas. Caso você não esteja disposto a tais gastos, talvez seja melhor contratar uma agência. Vamos às vantagens dessa modalidade.
1 – Custos menores
A primeira vantagem é justamente sobre o que falamos acima: custos. O investimento é menor ao contratar uma boa agência. E ainda há a possibilidade de negociação!
2 – Visões e opiniões diferentes
Uma agência conta com equipe e com reunião de brainstorming, ou seja, serão várias visões e ideias vindas de profissionais competentes e do mercado, impedindo que o marketing caia na repetição ou na mesmice.
3 – Ferramentas e softwares variados
Uma agência geralmente conta com diversas ferramentas de gestão e medição de resultados, que são essenciais para o acompanhamento e o sucesso do marketing digital. Com um profissional interno, você até pode ter tudo isso, porém, representará mais custos.
Por que não ter os dois?
Bom, agora que você já viu as vantagens de escada escolha, fazemos um importante questionamento: por que não aliar um profissional interno com uma agência, podendo ter acesso a todos os benefícios acima?
Você também deve considerar essa possibilidade! Que tal ter um profissional que seja responsável por algumas funções e por fazer a ponte com a agência, que o complementa e o apoia no que ele não é especialista? Dessa forma, você tem a vantagem de contar com alguém próximo da cultura da sua empresa, sem perder os benefícios do trabalho de uma agência de marketing profissional.
Para cravar a sua escolha, você precisa entender as suas necessidades e analisar o investimento que pode fazer em marketing digital. Esses dois pontos serão determinantes para a sua decisão. Mas independentemente dela, é fundamental que faça a sua aposta no marketing digital.
Se você entende que está no momento de buscar por uma melhor estratégia de marketing, ente em contato conosco, podemos te ajudar até mesmo na decisão de se ter uma equipe interna ou mesclar as opções!