Existem algumas questões para as quais já sabemos a resposta, e tudo o que envolve planejamento financeiro faz parte disso. Afinal, ninguém quer investir em algo sem um plano traçado e garantia de retorno, não é mesmo?
O planejamento é fundamental para tudo nessa vida, e para os negócios então, nem se fala! Mas enfim, vamos deixar de enrolação e conversar sobre o tema, além de trocar dicas para fazer um planejamento da melhor forma!
Benefícios de um planejamento financeiro
Primeiro, você precisa entender que o planejamento financeiro é a preparação das contas a receber e a pagar dentro de um determinado período. Geralmente, ele é feito pelo prazo de um ano, com revisões periódicas no meio.
O principal objetivo de se fazer um planejamento é se manter sustentável, o que, na prática, significa ter controle dos recursos e otimizar as possibilidades de sucesso.
Enfim, nada mais é do que você colocar em uma planilha as suas despesas e o que vai entrar, e quanto disso você vai investir em marketing. É preciso pensar a longo prazo, garantindo que a estratégia traga retorno consistente, e não apenas em momentos e campanhas pontuais.
Agora, vamos a alguns passos importantes do planejamento! Se você já fez outras vezes, deve usar o histórico como base.
Como realizar um planejamento financeiro
– Antes de tudo, a sua área de marketing precisa ter metas definidas, pois, para traçar um planejamento financeiro, você deve entender que caminho quer trilhar. Essas metas guiarão todo o planejamento!
– Com quem você quer falar? Saber qual é o seu público-alvo vai ajudar a definir que ferramentas e canais utilizar e quanto investir neles.
– O funil de vendas, sempre ele, também não pode faltar aqui. Definir as etapas do seu funil também faz parte do planejamento, já que mostra se o seu ciclo é mais demorado ou rápido, o que influi no investimento a ser realizado.
– Depois de ter suas metas definidas e o caminho que vai seguir para alcançar cada uma delas, é hora de pensar no investimento em si. Quanto você vai disponibilizar para as ações dentro de cada uma das metas? É hora de finalmente estipular os valores.
– E claro que não pode faltar a visão de gastos x retorno. Caso você seja o diretor da empresa e vá fazer a definição da verba a ser investida em marketing, é importante que saiba que, usualmente, as empresas despendem entre 3 a 5% do faturamento. Porém, isso não é uma regra.
Há ainda casos em que a própria equipe de marketing define quanto precisa ser investido e, depois, parte para a aprovação da diretoria. Como diretor, você sempre deve ter essa visão da porcentagem do faturamento que está sendo investida. Embora ela não seja algo fixo, é uma referência.
Cercando-se desse planejamento, você não leva sustos e garante que o dinheiro seja investido da forma correta, para trazer o retorno esperado. Só não vale sair investindo sem algo estruturado. Vamos começar a planejar os próximos passos?