Toda estratégia de marketing digital tem o mesmo objetivo: gerar leads para o seu negócio. A equação é simples: quanto mais leads você tiver, mais vendas você vai conseguir, já que as oportunidades serão maiores.
Mas antes de entrar mais a fundo nesse assunto, vamos ao básico: você sabe exatamente o que é um lead? É importante que você entenda esse conceito para que possa colocar em prática estratégias certeiras para atraí-los.
O Conceito de lead
O lead é basicamente uma pessoa que demonstra interesse em adquirir o seu produto ou serviço. Ou seja, é uma oportunidade de negócio.
Reforçando: o lead não é qualquer pessoa do seu público-alvo, mas, sim, um potencial cliente. Para deixar ainda mais claro: vamos supor que o seu produto seja para mulheres adultas de 35 a 50 anos. Isso não quer dizer que todas as mulheres dessa faixa etária sejam leads. Os leads são aquelas que demonstram interesse e chegam até o seu produto ou serviço, por meio de seu site, blog ou redes sociais, querendo mais informações. E fundamental: elas deixam dados para contato.
Você está preparado para gerar leads?
Para que você gere leads, é preciso que o seu canal digital esteja preparado para recebê-los, tanto os atraindo, com conteúdo e ofertas, como também os identificando, por meio de espaço para envio de dúvidas, formulário de inscrição para recebimento de informações, entre outros.
Você precisa ter os meios para gerar o lead, já que não adianta ele chegar até o seu site ou blog e não deixar os dados de contato. Você terá perdido um potencial cliente. Portanto, avalie agora se você está conseguindo fazer essa geração de leads de forma eficiente ou se o seu canal digital apenas existe na rede, sem atrativos para que seja encontrado por meio de buscas espontâneas ou sem um espaço para identificar quem tem interesse no que você comercializa.
Lembrando que o lead, por ter interesse genuíno, está a poucos passos de se tornar um cliente efetivo e, por isso, ele é tão importante para você.
Como atrair e captar leads?
O ponto fundamental, e que sempre falamos por aqui, é ter conteúdo relevante e de qualidade. É isso que fará com que o possível cliente encontre a sua landing page e deixe as informações de contato. Esse conteúdo não deve ser pensado com o intuito de venda direta, mas com o objetivo de gerar autoridade para a sua empresa. Você pode ler mais sobre esse assunto clicando aqui.
A partir do momento em que o possível cliente chega até o seu site, você precisa ter os caminhos para que ele demonstre o interesse. Aqui vão alguns:
– Espaço para interação
Além dos tradicionais espaços para comentários dos posts do blog, você pode incluir sistemas que façam com que o futuro cliente vá direto para o Messenger do seu Facebook ou abra uma janela de conversa com o seu Whatsapp. São formas de estar ainda mais próximo dele, facilitando a comunicação.
Agora que você já descobriu que é um lead, é hora de colocar a mão na massa e aplicar ou adaptar sua estratégia de geração de leads.