Quando passamos por um período de crise, uma das primeiras coisas que as empresas pensam em cortar é o investimento em marketing, julgando que não será necessário ou efetivo, porém, elas nem imaginam que estão cometendo um grande erro. É justamente nas fases conturbadas que as empresas devem dar ainda mais importância ao marketing digital, pois há mais espaço para que se sobressaiam online, conquistando novos clientes, além, é claro, de manter aqueles que já os são.
Há ainda uma outra função importantíssima que o marketing digital cumpre em tempos de crise: o de trabalhar a marca, mostrando que ela está ao lado de seus clientes, independentemente do que estejam passando. Afinal, não podemos aparecer apenas nos bons momentos e oferecendo produtos ou serviços. A relação com os clientes deve ir muito além disso.
Feita essa introdução, vamos a uma pergunta para que você possa refletir: prefere ter apenas picos de vendas ou clientes fiéis, que mantenham a sua empresa ao longo do tempo, inclusive em época de crises? Sabemos a sua resposta, e é por ela que o seu investimento em marketing digital não pode parar. Não faça como seus concorrentes, aproveite essa fase para se diferenciar. Veja nos tópicos abaixo de que forma você pode fazer isso.
Com o marketing digital, dê ainda mais visibilidade à sua marca nos tempos de crise
Devemos enxergar crises como oportunidades de nos reinventarmos e sairmos ainda mais fortalecidos. Já pensou que, em períodos assim, o número de pessoas em casa aumenta, e, consequentemente, o fluxo na internet também? Então, quer época melhor para investir no marketing digital, com um site eficiente e moderno, um blog com conteúdo de qualidade e redes sociais alimentadas constantemente? É hora de fazer a sua marca ser encontrada, pensando não somente no hoje, mas em criar uma relação de proximidade e conquistar futuros clientes.
Aproxime-se ainda mais de seus clientes
Alguns de seus clientes podem deixar de comprar por um período, mas isso não significa que você deve abandonar o vínculo. Pelo contrário: você precisa sempre recordar o porquê de ele consumir a sua marca. Aproveite a época de crise para ressaltar os diferenciais de seus produtos ou serviços, e, ainda mais importante, mostrar que a sua relação com seus consumidores é além de comercial. Que tal postar dicas para que eles possam superar esse momento difícil? Podem ser dicas que não tenham a ver diretamente com o seu negócio, podem ser para que o seu cliente cuide de si e fique bem. Ele nunca se esquecerá disso e vai admirar ainda mais a sua marca. E não se esqueça nunca de ser genuíno, isso é imprescindível!
O baixo custo é sempre um diferencial do marketing digital
Como dissemos no início do texto, é um grande erro deixar de investir em marketing durante períodos de crise. Mesmo com a verba reduzida, é preciso seguir divulgando o seu negócio e, por isso, o marketing digital é o ideal. Ele tem custo menor do que o marketing tradicional e, em épocas de crise, alguns valores, como aqueles para anunciar em determinadas redes sociais, costumam cair, já que a demanda é menor. Que tal aproveitar esse momento para fazer aquele anúncio que você sempre quis?
Diante de tantas vantagens, não há outra escolha a não ser investir na sua marca e transformar o momento de crise em uma oportunidade de crescimento. A hora é agora!