É indiscutível a eficácia de utilizarmos conteúdo para atrair leads e fechar negócios, porém, isso não significa que devemos abortar totalmente a prospecção ativa, aquela na qual vamos atrás do nosso público-alvo. Se você utiliza apenas o inbound marketing, pode estar perdendo muitas oportunidades de vendas, e é sobre isso que vamos falar hoje! Inbound marketing e outbound marketing não precisam se excluir, devem se somar para multiplicar seus resultados.
Diferença entre Inbound e outbound marketing
Antes de abordarmos os benefícios que o outbound marketing pode trazer para o seu negócio, vamos entender a sua definição e as principais diferenças com relação ao inbound marketing.
Atrair e converter clientes por meio de conteúdo relevante é o que rege o inbound marketing. Já falamos sobre ele aqui no blog! O intuito é que o potencial consumidor chegue até o seu site ou blog atraído pelo o que você oferece e motivado pela necessidade de resolver um problema. A partir daí, você passa a acompanhá-lo até que a venda seja concretizada.
No outbound marketing, o cliente não vem até você. Você que vai até ele, de forma direta, ou seja, a prospecção é ativa. Definido o público-alvo, você o aborda e oferece o seu produto ou serviço.
O fato é que, para alguns negócios e clientes, é mais eficaz atraí-los indiretamente; para outros, os resultados são melhores quando você vai “capturá-los”. Usadas juntas e se complementando, as duas formas de marketing são imbatíveis.
Por que usar o outbound marketing?
Para começar a colocar em prática o outbound marketing, é preciso, primeiro, conhecer o seu público-alvo a fundo, para ir atrás das pessoas certas. Então, uma pesquisa é essencial! Ela vai evitar que você perca tempo e dinheiro abordando pessoas que não precisam do seu produto ou serviço e manchando a sua marca, já que os consumidores detestam ser abordados para assuntos que não são de seu interesse.
Feita a pesquisa e definido o público, é hora de você escolher os canais que vai utilizar. Entre eles, estão anúncios em rádio, TV, site, blog ou redes sociais, telemarketing, mala direta, link patrocinado e material físico, como flyers e folders a serem distribuídos.
Por que usá-los? Confira agora algumas vantagens:
– Outbound marketing tem alta taxa de conversão
Se realizado de forma inteligente e estratégica, ou seja, direcionado ao público certo, e não a esmo, o outbound marketing pode trazer grandes resultados. E eles acontecem de forma mais rápida, já que algumas etapas do funil de vendas são “puladas”, com o seu produto ou serviço oferecido de imediato.
– Acompanhamento mais simples, ou seja, a mensuração dos resultados é mais fácil
Você rapidamente conseguirá saber se a sua estratégia de marketing está funcionando, já que os resultados aparecem com mais velocidade. Isso significa que em pouco tempo você calcula o retorno sobre o investimento (ROI), podendo se programar da melhor forma e pensar estrategicamente.
– Contato direto com o cliente o tempo todo
Diferente do inbound, no qual, na maioria da jornada, você oferece o seu produto ou serviço de forma indireta, por meio de conteúdo, no outbound você sempre fala diretamente com o cliente. Isso é particularmente eficaz em negócios B2B, no qual várias pessoas participam do processo de compra e o seu representante pode fazer um acompanhamento mais de perto desde o início, tirando todas as dúvidas e mostrando os benefícios de se fazer negócio com a sua empresa.
Agora que falamos sobre algumas das vantagens do outbound marketing, você certamente compreendeu a importância de não o abandonar, usando-o de forma complementar. O outbound marketing pode trazer resultados mais rápidos, enquanto você amadurece o seu inbound marketing, que tem resultados a médio e longo prazo. Já pensou nisso? Então, responda: de que forma você vai atrás de seus clientes?