A gente fala muito sobre como gerar leads qualificados para poder vender muito mais. E sabemos que essa é uma estratégia básica do marketing digital. Porém, tão importante quanto gerá-los, é fazer a gestão deles, afinal, atraí-los é apenas o primeiro passo.
Suponhamos que um potencial cliente passou a fazer parte da sua base de e-mails por ter algum interesse no seu produto ou serviço. E agora, o que fazer? Vamos responder a essa pergunta por meio de cinco pontos. Mas, primeiro, um conceito importante.
O que é gestão de leads?
Muito mais do que apenas organizar o lead em categorias, fazer a gestão dele começa já com a captura. Engloba também entender suas atividades e comportamento, qualificá-lo e engajá-lo, até que ele seja encaminhado para a área de vendas, concretizando-a.
Agora, vamos a cinco dicas para que essa gestão seja feita da melhor forma!
A segmentação é fundamental porque enviar conteúdo em massa não traz o resultado esperado para a sua estratégia. É a mesma coisa quando nos mandam e-mails de propagandas e assuntos que não nos interessam: simplesmente cancelamos o recebimento! Portanto, antes de mais nada, segmente os seus leads de acordo com os interesses e com o momento de compra em que ele se encontra. Você verá que a sua estratégia será muito mais assertiva!
Fluxo de nutrição é o fluxo de conteúdo que você vai enviar para determinado lead. É como comentamos acima: ele precisa receber conteúdos relacionados ao interesse dele, para isso, é preciso acompanhá-lo pelo funil de vendas, começando por fazê-lo entender que ele tem um problema e, aos poucos, apresentando uma maneira de solucioná-lo.
A gente sempre fala aqui, e é importante repetir, a diferença que um conteúdo relevante faz. Não basta enviar qualquer coisa apenas para “cumprir tabela”. Um bom conteúdo faz com que você ganhe a confiança do lead, que fica cada vez mais interessado na sua marca e no que você tem a oferecer. É um ponto fundamental para que você consiga acompanhá-lo até a concretização da venda.
Uma parte importante da gestão de leads é saber qualificá-los, o que significa identificar quais deles estão prontos para comprar e podem ser encaminhados para a área de vendas. Isso ajuda, inclusive, na abordagem que você fará e resultará na ampliação de seus resultados.
Você deve estar pensando que são muitas atividades e que gastará um tempo grande com tudo isso… A boa notícia é que a automação pode ser sua aliada. E mais: ela é fundamental hoje em dia. Afinal, tecnologia e marketing digital andam juntos!
Nós já abordamos isso aqui no blog! Existem atualmente diversos softwares de automação de marketing, que realizam atividades como análises, envio de mensagem, segmentação e qualificação…. Ou seja, tudo o que você precisa!
Pronto para fazer a gestão dos seus leads e gerar mais vendas? Precisa de ajuda com isso?