Implementar ferramentas de CRM na sua empresa permite a integração de todas as suas ações de pré-venda, venda e pós venda.
Além disso, o CRM é uma excelente solução para aprimorar o atendimento aos clientes e garantir o suporte multicanal, algo muito necessário nos dias de hoje.
Mas, se você ainda não tem muito conhecimento sobre esse tipo de ferramenta, não se preocupe! Preparamos este artigo para que você fique bem informado sobre o assunto e saiba como um sistema de CRM pode ajudar o seu negócio a prosperar. Continue a leitura!
CRM é uma sigla em inglês que significa “Customer Relationship Management”. Traduzindo para o nosso idioma, a expressão significa “Gestão de Relacionamento com o Cliente”.
Ou seja, as ferramentas de CRM são plataformas online que facilitam o contato entre as empresas e os seus clientes. Por meio delas, várias estratégias de marketing, vendas e relações públicas podem ser desenvolvidas.
Basicamente, os sistemas de gestão de clientes garantem a organização dos contatos do seu negócio, bem como o armazenamento de informações importantes de cada um deles.
No mercado existem várias ferramentas de CRM que podem ser contratadas, tais como RD Station, Agendor, Pipedrive, Salesforce, entre outras. Vale a pena dar uma olhada nos planos e funcionalidades de cada uma delas para escolher a opção mais indicada para o seu negócio.
O uso das ferramentas de CRM adequadas faz com que as empresas percebam muitas vantagens para os negócios. Listamos algumas das principais. Veja, a seguir!
Pare e pense em quantas vezes você e sua equipe já ficaram batendo cabeça e revirando arquivos em busca de contatos e telefone perdidos. Provavelmente isso já aconteceu várias vezes, não é mesmo?
Um dos maiores benefícios do CRM é ter todas as informações dos clientes guardadas de forma organizada em um mesmo sistema. Fica muito mais fácil achar o telefone, o e-mail, entre outras informações dos leads ou clientes.
Hoje em dia são inúmeros os canais de atendimento disponíveis! Os clientes podem entrar em contato com as empresas pelos chats das redes sociais, por um formulário no site, enviando um e-mail, via WhatsApp, por telefone, entre outras possibilidades.
Por conta disso, muito se tem falado em omnichannel ou suporte multicanal. A ideia é que todos esses contatos sejam reunidos em uma mesma ferramenta, facilitando a comunicação com os clientes.
Imagine, por exemplo, que um cliente entrou em contato com a sua empresa por e-mail e, no dia seguinte, resolveu ligar ou enviar WhatsApp para dar continuidade ao atendimento.
Com um bom CRM, o atendente consegue localizar as informações anteriores e o cliente não precisa repetir todas as suas demandas. Ou seja, o usuário terá uma experiência mais satisfatória, ao mesmo passo em que a empresa conseguirá realizar os atendimentos mais rapidamente.
Clientes satisfeitos, cabe lembrar, têm muito mais chances de se tornar fiéis ao seu negócio, além de indicá-lo para amigos, familiares etc. Indiretamente, o CRM acaba se tornando também uma forma de divulgar o seu negócio gratuitamente.
O envio de mensagens estratégicas de relacionamento é uma boa forma de manter os clientes engajados com a empresa.
Se você tem uma loja, pode enviar mensagens dando os parabéns e oferecendo um cupom de descontos como presente no dia do aniversário dos clientes, por exemplo.
As ferramentas de CRM permitem que você salve datas importantes como essas e faça o envio automático de e-mails ou SMS.
A segmentação também pode ser feita para os disparos automáticos. Você pode criar um grupo para todas as clientes que têm filhos, por exemplo, e enviar uma mensagem especial no Dia das Mães.
A partir dos dados coletados com as ferramentas de CRM, os vendedores podem ter ótimos insights de vendas, aumentando assim o ticket médio das empresas.
Antes de abordar um cliente, o vendedor poderá analisar quais são os produtos mais adquiridos por ele.
Vamos supor que a sua empresa seja uma revendedora de alimentos para restaurantes. Se o vendedor verificar previamente que o cliente costuma comprar produtos de determinada marca, poderá criar promoções especiais e já antecipar necessidades.
Isso garante mais vendas e também o aumento do ticket médio por negócio fechado. Tais benefícios são excelentes para qualquer negócio!
Um problema muito comum nas empresas é a falta de integração entre os times de vendas e marketing.
De nada adianta o setor de marketing fazer um excelente trabalho para gerar e qualificar leads, caso os vendedores não saibam como abordar essas pessoas na etapa final do funil de vendas.
Com o CRM, os profissionais de ambos os setores poderão analisar dados, verificar interesses dos leads e clientes e realizar um trabalho mais eficiente.
Na prática, os departamentos de marketing e vendas atuarão em conjunto, por meio da análise de dados. Isso é essencial para realizar ações estratégicas como campanhas nas redes sociais, eventos corporativos, ações de marketing tradicional etc.
Compreendido sobre as vantagens das ferramentas de CRM para negócios? Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você!
Essas e outras orientações podem ser obtidas quando você contrata uma consultoria de marketing digital para a sua empresa. Leia agora mesmo o nosso artigo que fala sobre isso!