A sua empresa tem um site bem estruturado, mas ele não gera muitos clientes para o seu negócio? Você tem uma página com o conteúdo que considera ideal, mas as pessoas não estão fazendo download do e-book ou deixando seus dados no formulário? Neste post, nós vamos apresentar a solução para esses problemas, e ela envolve aplicar técnicas de CRO.
Nunca ouviu falar de CRO? Talvez, você não saiba o conceito literal, mas certamente já conhece algumas de suas estratégias, que são fundamentais para se ter êxito no marketing digital.
Afinal, o que é CRO?
CRO significa Conversion Rate Optimization, que, em bom português, quer dizer “Otimização da taxa de conversão”. O objetivo é converter mais pessoas!
Digamos que a sua página tem o intuito de levar os visitantes a fazerem download de um determinado material. Com adoção do CRO, você usa um conjunto de ferramentas e estratégias para que isso aconteça. Resumindo: ao adotar o CRO, você gera mais conversão e mais venda, usando o tráfego que já tem. Nada melhor do que otimizar um investimento que você já faz, para que ele traga mais retorno, não é mesmo?
Calcule a sua taxa de conversão (CRO)
Você sabe qual é hoje a sua taxa de conversão (CRO)? Para calculá-la, você precisa dividir o número de visitantes que entraram na página e fizeram o que você queria (seja baixar um e-book, preencher um cadastro ou comprar) dividido pelo número de visitantes total da página.
Fazendo uma simulação de que, em uma página, foram 15 cadastros e 100 visitantes, fica da seguinte maneira: 15 dividido por 100, que é igual a 0,15 (15%). É importante que você tenha ciência desse número para que, após as mudanças empregadas, possa comparar e ver como o CRO efetivamente faz a diferença.
O que pode atrapalhar o seu CRO?
Na realidade, tudo pode influenciar na sua taxa de conversão. Não adianta pensar apenas no conteúdo e negligenciar a aparência do seu site, assim como não adianta ter uma página linda, mas sem informações claras e um call to action eficiente. Então, primeiro veja se o seu site tem um layout profissional! Depois, confira se os benefícios do seu produto ou serviço estão expostos de forma clara e atrativa.
Outras perguntas que você deve se fazer são: o botão que leva à conversão está em destaque? Há muitos passos até que o visitante complete um cadastro?
Como você pode ver, são muitos detalhes, e todos eles são importantes. Apenas nessa primeira abordagem, você já deve ter pensado em alguns ajustes a serem feitos. Então, vamos agora a estratégias que você pode adotar.
Como aplicar o CRO
– Encaminhe os visitantes para a ação
Aqui, é importante que você pense como um visitante e veja se a estrutura da página e as informações estão o encaminhando para a ação pretendida. A navegação precisa ser simples e as principais informações devem se destacar no layout. Por isso, não exagere nos elementos! Pense também em um call to action persuasivo.
– Destaque o seu diferencial
Uma página bem estruturada faz toda a diferença, mas há um fator preponderante na taxa de conversão: saber valorizar e destacar o que de único você tem a oferecer. Pense no motivo que levaria uma pessoa a comprar na sua empresa e não em outra. Além de um call to action poderoso, um título também faz a diferença, podendo criar senso de urgência ou aguçar a curiosidade.
– Automatize o fluxo
Automatizar o marketing é uma maneira de aumentar a eficiência. Você consegue identificar mais rapidamente em que etapa da jornada o cliente está, com a possibilidade de ser mais efetivo na condução até a compra, e deixa alguns processos mais ágeis, como o próprio atendimento, que pode ser feito via chatbots.
– Faça testes
A melhor forma de testar o que está dando certo ou não no seu site é realizando testes A/B. Ele é simples: crie duas versões de uma mesma página e veja qual está trazendo mais resultados.
Agora você não tem mais motivos para deixar uma página convertendo aquém do esperado. Chegou a hora de tirar o melhor de cada estratégia. Você está pronto?