Em suas pesquisas relacionadas a marketing digital, você certamente já se deparou com o termo “automação de marketing”. Mas você sabe exatamente o que significa e a importância dessa prática para o seu negócio? Siga com a gente, que vamos explicar!
Nessas mesmas buscas pela internet, você constantemente recebe conselhos para, além de publicar conteúdo relevante, também divulgá-los nas redes sociais e por e-mail, capturar contatos, enviar leads para as equipes de vendas, manter o relacionamento com os leads até que a compra seja efetivada, além de inúmeras outras tarefas. São coisas que demandam análise e um tempo que, geralmente, você não tem. Mas sabia que muitas dessas atividades podem ser realizadas de forma automatizada e extremamente eficiente? E é aí que entra a automação!
O objetivo da automação de marketing
Diminuir os trabalhos manuais e aumentar a eficiência dos processos de marketing digital por meio de tecnologia, ou seja, de softwares, esse é o objetivo da automação.
Nesse instante, você pode estar se perguntando se esse tipo de ferramenta é realmente necessário. Para obter a resposta, basta pensar na quantidade de contatos que você tem (se aplicar uma estratégia de marketing digital eficiente), nas múltiplas fases de compras em que cada um desses contatos se encontra e na complexa tarefa que é identificar esse momento para poder enviar a mensagem correta e efetiva. Com a automação, softwares faz isso para você, interagindo com os seus leads de maneira personalizada e escalável. Dessa forma, você (ou o seu colaborador) pode se dedicar a outras atividades.
Um artigo publicado recentemente na plataforma americana Medium trouxe dados que mostram a eficiência da automação: em pesquisa realizada com profissionais de marketing, 80% deles relata um aumento no número de leads e 74% destaca a economia de tempo. Ou seja: os resultados realmente aparecem!
O que a automação do marketing pode fazer por você?
Vamos entender agora em que áreas a automação pode atuar para aumentar a eficiência dos seus processos de marketing e as vendas da sua empresa:
Envio segmentado de e-mails
Com a automação, você vai além do envio automático e da taxa de abertura do e-mail, é possível personalizar o conteúdo de acordo com o momento de compra do lead e analisar individualmente a efetividade de cada mensagem.
Otimização das mídias sociais
Você consegue aumentar o engajamento das redes sociais do seu negócio, monitorando as interações e dando respostas personalizadas, além de agendar publicações e ter um relatório completo dos cliques gerados.
Atração de leads
Por meio de um bom software, você poderá criar landing pages e formulários de qualidade, auxiliando na conversão de potenciais clientes.
Ou seja: você alimenta todo o fluxo de vendas!
Com todas as possibilidades da automação de marketing, você conseguirá acompanhar e fornecer o material adequado para as etapas do funil de vendas, aprimorando o relacionamento com o seu público.
E essas são apenas algumas das funções oferecidas! Agora, que você já sabe o que é automação do marketing e o que essa prática pode fazer por você, que tal começar a pesquisar qual é o software ideal para o seu negócio? Nós podemos ajudar você com isso!