Para que você entenda a importância do marketing digital para o varejo, basta que pense na primeira coisa que fazemos, hoje em dia, quando pretendemos comprar algo. A realidade é que vamos, antes de tudo, pesquisar na internet sobre as utilidades do produto e, depois, sobre as marcas e valores disponíveis. Baseados no custo-benefício, escolhemos onde comprar e, só então, vamos até a loja física ou, o que acontece cada vez mais, adquirimos pela internet. Já parou para se perguntar quantos clientes em potencial podem estar, agora mesmo, querendo consumir os produtos que você vende, mas não estão chegando até o seu negócio por falta de uma estratégia de marketing bem definida?
Marketing digital para o varejo: faça a sua marca ser encontrada!
Separamos algumas dicas para que o seu negócio seja encontrado na internet. Não basta fazer um anúncio, é preciso atrair e manter a atenção do cliente, acompanhando-o em cada etapa do interesse de compra, até que ela seja efetivada. Quer fazer marketing digital de qualidade e com resultados? Então, leia as dicas abaixo.
Saiba quem são os seus clientes
Para uma estratégia de marketing digital bem definida, você precisa, em primeiro lugar, saber exatamente quem são os seus clientes. Com isso, a comunicação será mais assertiva, resultando em mais vendas.
Você pode estar se questionando sobre a melhor forma de descobrir quem são as pessoas que consomem e se interessam por seus produtos, e a resposta é simples: perguntando a elas. Para tanto, é fundamental que você tenha um campo em seu site para que os potenciais clientes deixem suas informações básicas. Porém, você terá que dar algo em troca, e é isso que abordaremos no próximo tópico.
Fale sobre sua área de atuação
Segundo Rafael Rez, no livro Marketing de Conteúdo – A moeda do século XXI, “se as pessoas não prestarem atenção no que você tem a dizer, não entenderão o seu valor e não comprarão o que você tem para vender, por melhor que seja. A moeda que compra o tempo e a atenção das pessoas hoje é o conteúdo”. E é com essa moeda que você conseguirá saber quem é o seu potencial cliente, manter a atenção dele e, por fim, converter o interesse em venda.
Como fazer isso? Crie um blog, vinculado ao site do seu negócio, e fale sobre a sua área de atuação. Você mostrará ao cliente que entende do assunto, ganhará autoridade e, consequentemente, a confiança dele. No blog, você colocará um campo para que o cliente deixe seus dados, caso queira ser informado quando o próximo post for lançado e, assim, o seu conteúdo terá se tornado a valiosa moeda de troca mencionada na citação acima.
Faça divulgação por e-mail
O bom e velho e-mail sempre será a principal ferramenta para alcançar os clientes prospectados, ou seja, aqueles que já deixaram as informações com você. É uma forma de lembrar a eles que a sua empresa está ali, e que entende suas necessidades e seus gostos. Por isso, é importante que você saiba quem é o seu cliente, como falamos na primeira dica, para que a comunicação seja direcionada.
Vale ressaltar que os e-mails devem ter títulos interessantes, que façam com que a pessoa queira abri-lo, e os tópicos precisam ser curtos e objetivos, indo direto ao ponto. O leitor tem que saber do que se trata na primeira olhada, ou então descartará a mensagem.
Esteja nas redes sociais
Em termos de marketing digital para o varejo, não há maneira mais rápida de divulgar o seu negócio do que nas redes sociais. Se a sua empresa não está em pelo menos uma, precisa entrar imediatamente! As redes sociais deixam você mais próximo do seu público-alvo, até pela maior informalidade, e otimizam a experiência do cliente na questão do atendimento. Mas, para isso, é importante ter alguém sempre atento aos comentários, menções e mensagens privadas. Não adianta ter uma rede social e não atualizar, ela deve ser pensada como mais um veículo de comunicação da sua empresa, ou seja, ter uma gestão profissional.
Faça anúncios segmentados
Para finalizar, uma última dica sobre marketing digital para o varejo: sabendo quem é o seu cliente e o que ele quer, você pode fazer anúncios segmentados, oferecendo exatamente o que ele procura e de uma forma atraente. Com isso, o seu investimento será mais efetivo, com maior conversão em vendas.
Agora, que tal aplicar tudo isso? Empresas que apostam em um plano sólido de marketing digital têm ótimos resultados! Um exemplo é a GF Premium, do segmento de revestimentos e decorações, que conseguiu diminuir 57% do investimento em mídia paga sem perder performance. Clique aqui para saber mais sobre esse case e entender como o marketing digital pode mudar o seu negócio!