Com o boom das redes sociais e dos blogs, muita gente considera o e-mail marketing uma ferramenta superada, mas a verdade é que muitas empresas cometeram abusos por muito tempo e essa saturação, fez com que o e-mail fosse deixado um pouco de lado.
Usado de maneira correta, com segmentação e mensagens direcionadas, o e-mail marketing é uma estratégia muito poderosa para você se comunicar com seus leads e clientes, obtendo resultados eficientes. Agora, vamos desmistificar algumas informações para que você possa tirar o máximo proveito desse canal que inda traz muitos resultados.
O e-mail marketing é uma ferramenta ultrapassada
Mito! E podemos provar com dados: 82% dos profissionais de marketing considera o e-mail o canal mais eficaz para divulgar conteúdo para potenciais clientes, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo site Marketing Charts e realizada com profissionais do mundo todo.
Você conhece alguém que não tenha e-mail? É algo muito raro, todos precisamos ter um endereço eletrônico, seja para uso profissional ou pessoal e, hoje em dia, até para que tenhamos acesso a alguns documentos oficiais. Longe de ser ultrapassado, o e-mail é necessário, e seu uso para o marketing gera ótimos resultados. De acordo com Érico Rocha, especialista de Marketing, boas estratégias de e-mail marketing geram taxas de abertura de aproximadamente 20% e índices de conversão entre 2% e 5%.
Ninguém abre e-mail marketing
Mito! Além dos números divulgados acima, podemos usar a experiência de cada um de nós com a ferramenta. Quantas vezes você já recebeu um e-mail com um título chamativo, que despertou o seu interesse e fez com que você abrisse a mensagem para conferir o seu conteúdo? Muitas, não é? A verdade é que um bom título é o responsável por fazer a sua mensagem se destacar frente as outras, elevando a sua taxa de abertura.
Resumindo: fuja dos títulos comuns, você precisa de um que desperte o interesse do seu potencial cliente. Uma boa solução é sempre se perguntar: ‘eu abriria este e-mail?’.
E-mails são muito genéricos
Mito! Um e-mail marketing está longe de ser genérico. Com ele, você pode enviar uma mensagem de acordo com as necessidades e o momento de compra de cada cliente, ou seja, torna-se uma experiência ainda mais personalizada e assertiva do que em uma rede social ou em um blog, por exemplo. Para isso, você precisa criar mensagens específicas para públicos específicos, e não sair disparando o e-mail para toda a sua base. Segmentação é a palavra-chave! Com ela, sua taxa de abertura e, consequentemente, de vendas será maior.
Para acompanhar o seu público dessa forma personalizada, a solução ideal é a automação, por meio de ferramentas que vão otimizar seus e-mails. Já falamos sobre isso no blog! Para conferir, clique aqui.
O e-mail marketing só serve para vender
Mito! Embora o e-mail marketing seja, sim, uma eficiente ferramenta de vendas, esse não é o seu único papel. Ele é também um importante canal de relacionamento, que vai acompanhar toda a jornada do lead, até que ele se torne um comprador. Pelo e-mail marketing, você também pode ganhar autoridade no seu negócio, divulgar os outros canais de comunicação da sua empresa, enfim, estreitar os laços com o lead ou com quem já é cliente, além de divulgar a sua marca. Não envie e-mail apenas para vender alguma coisa, você também precisa oferecer conteúdo e ganhar notoriedade.
Agora que já derrubamos alguns mitos e entendemos o poder do e-mail marketing para a estratégia da sua empresa, que tal aumentarmos as suas vendas por meio dele?