Engana-se quem pensa que os eventos corporativos servem apenas para prospectar clientes. Eles também são uma importante estratégia de relacionamento e estão super em alta no pós-pandemia.
O workshop é um dos formatos de eventos mais interessantes para melhorar o relacionamento com os clientes e expor a sua marca. Continue a leitura para saber mais!
No livro “Eventos e cerimonial”, a pesquisadora Maria Lúcia Bettega define os workshops como: “Uma reunião de um determinado grupo de trabalho, na qual os especialistas sobre um assunto específico apresentam novas técnicas ou novos temas para o público interessado”.
Trata-se basicamente de uma espécie de oficina, que mescla conhecimentos teóricos e práticos para os participantes.
Muito comum no meio acadêmico, os workshops estão cada vez mais sendo utilizados como ferramenta de marketing de relacionamento nas organizações.
Vamos para um exemplo prático! Imagine que você é o gestor de marketing de uma empresa de alimentos, que vende os seus produtos para restaurantes e bares.
Nesse caso, você pode organizar um workshop com um chef de cozinha renomado, que venha ensinar técnicas ou receitas inovadoras para o seu público.
Dessa forma, pode convidar os seus clientes para participar do evento, aprender coisas novas, conhecer os seus novos produtos e manterem um relacionamento com a marca.
Esse é apenas um exemplo! Os workshops podem ser explorados como eventos corporativos em empresas de todos os segmentos. Use a criatividade!
Apostar nos workshops para melhorar o relacionamento com os seus clientes é uma ideia das mais interessantes.
A seguir, veja algumas das principais vantagens que o seu negócio terá ao realizar esse tipo de evento corporativo!
Os eventos, em geral, são vistos pelos públicos como uma situação autêntica. Isso acontece porque, ao convidar os clientes para participar de um workshop, você não estará vendendo nada.
Nesses encontros, as impressões transmitidas são genuínas e geram um impacto muito mais forte do que outras atividades. Para construir laços com os clientes e outros públicos estratégicos, portanto, essa é uma opção incrível.
Estamos saindo de um longo período de pandemia, em que as atividades presenciais precisaram ser reduzidas de forma significativa.
Agora, graças ao sucesso das campanhas de vacinação, já podemos voltar a nos encontrar com outras pessoas com segurança. Todo mundo está ansioso para isso e esse motivo tem feito com que os eventos presenciais estejam super em alta.
É claro que os eventos online também têm o seu valor! Mas, depois de tanto tempo “fechadas”, as pessoas perderam um pouco a motivação para assistir lives, por exemplo.
Nesse sentido, os eventos corporativos presenciais são uma alternativa para se diferenciar e conseguir impactar os seus públicos.
Os eventos também podem ser considerados como estratégias de marketing de experiência. Afinal, as empresas estarão vivenciando um contato direto com a sua marca e guardarão percepções positivas desse momento.
Voltando ao exemplo da empresa de alimentos, imagine quando os convidados estiverem preparando receitas com os produtos. Eles perceberão a qualidade dos itens utilizados e provarão um prato delicioso ao final.
Essa experiência certamente ficará marcada! Logo, quando for necessário comprar esses produtos, você acha que essas pessoas lembrarão da sua marca ou dos concorrentes?
É claro que a escolha será a sua, tendo em vista que essas pessoas tiveram contato com a sua marca e guardam uma lembrança positiva dela.
Realizar um evento corporativo de sucesso pode mudar a sua marca de patamar. Para que isso aconteça, no entanto, é preciso organizar tudo com muita cautela.
Reunimos algumas dicas que podem ser muito úteis nesse momento. Veja, abaixo:
Primeiramente, é necessário ter clareza sobre os objetivos do evento. Pense, por exemplo, se você deseja prospectar novos clientes ou apenas fidelizar quem já compra da sua empresa.
Nessa etapa também é preciso definir o orçamento disponível para a atividade. De acordo com os valores que podem ser gastos é que você definirá as etapas seguintes.
Ao realizar um workshop ou outro evento corporativo, deve-se pensar nas questões logísticas envolvidas.
Se você contratar um palestrante que vem de outra cidade, por exemplo, precisa providenciar o transporte e a hospedagem.
Também deve-se pensar em questões como o local em que o evento será realizado, os equipamentos necessários, os quitutes para a mesa do coffee break, a limpeza do ambiente, entre outras questões.
Uma vez que tudo está organizado, o seu evento precisa ser divulgado! Para isso, pode-se apostar em diferentes mídias e estratégias.
Caso você tenha um mailing de clientes importantes, pode disparar uma newsletter com o convite para todos.
As redes sociais, os aplicativos de mensagens, as ligações telefônicas e até mesmo o envio de convites impressos são outras alternativas que podem ser trabalhadas.
O pós-evento também precisa ser planejado! São várias ações que podem ser pensadas para divulgar ainda mais a sua marca.
Os conteúdos abordados em um workshop podem ser transformados em artigos para o seu blog, em posts para as redes sociais, entre outros formatos.
Além disso, você pode realizar um trabalho de assessoria de imprensa e enviar releases sobre o encontro para a mídia especializada.
Como você pode perceber, são muitos os detalhes que devem ser pensados ao planejar um evento. Além de tempo, é preciso ter experiência na área, para que nada dê errado.
Por isso, para que o seu evento seja um sucesso, contar com uma equipe especializada é mais do que necessário.
A SLA tem experiência e expertise na organização de workshops, feiras e eventos corporativos, de modo geral.
Estamos à disposição para atender a sua empresa! Entre em contato conosco e converse com a nossa equipe.