O seu cliente final é uma empresa? Então, você está no post certo! , explicamos o que são leads e como gerá-los de uma forma geral, e hoje vamos falar especificamente sobre como fazê-lo para empresas B2B. É preciso levar em conta as particularidades desse modelo de negócio para que o resultado esperado seja alcançado, e não simplesmente replicar o modelo pensado para uma empresa B2C, ou seja, aquela que tem o consumidor como cliente final. Se os clientes finais são diferentes, a forma de chegar até eles fatalmente também deve ser diferente.
Preparado para gerar muitos leads e ficar repleto de oportunidades de negócio? Então, siga a leitura. Vamos direto às dicas!
1 – As estratégias precisam ser voltadas ao lead B2B
Em qualquer estratégia de marketing digital, o primeiro ponto é sempre saber quem você quer atingir. No caso de uma empresa, a decisão final da compra do produto ou serviço geralmente é compartilhada e envolve, além da qualidade, outros fatores, como preço, forma de pagamento e logística.
Portanto, o primeiro passo é pensar: como vou me diferenciar das demais empresas do mesmo segmento? Posso destacar algo do meu produto ou serviço, que faz com que ele seja superior aos demais? Posso oferecer uma forma diferenciada de pagamento? Consigo ter uma logística simples e eficiente? Pesquisar o mercado e pensar no seu diferencial é a sua primeira tarefa.
2 – Invista nos estudos de caso
Com uma decisão final mais racional por parte do seu cliente, nada melhor do que mostrar as qualidades e benefícios do seu produto na prática e, para isso, os estudos de caso são imbatíveis. Eles nada mais são do que cases de sucesso do seu negócio, que vão mostrar como o seu produto ou serviço está funcionando para aqueles que já o consomem.
Mais duas tarefas para você: pensar em pelo menos um cliente que teve um resultado importante com a sua ajuda e tentar contar essa história de forma atrativa, mostrando como você pode resolver também o problema da empresa que chegou até o seu canal de comunicação e está lendo o seu texto. Certamente, isso vai garantir alguns leads!
3 – O LinkedIn é fundamental
Sempre falamos sobre a importância de replicar nas redes sociais os conteúdos produzidos para o blog. A velocidade com que as informações chegam ao público e a proximidade que elas proporcionam são algumas das vantagens das redes. No caso de um negócio B2B, ter uma página da sua empresa no LinkedIn é fundamental, já que grande parte dos executivos que vão tomar a decisão final das empresas estão na rede. Segundo uma pesquisa realizada pela agência Weber Shandwick, o LinkedIn é a rede social mais usada pelos CEOs.
Além de replicar o conteúdo já postado no blog, é preciso também criar material inédito para o LinkedIn e sempre atualizá-lo, para que você consiga fazer networking e, consequentemente, gere leads.
Essas foram as três primeiras dicas para você que tem um negócio B2B gerar leads. Agora, você precisa começar a pensar nos questionamentos que colocamos ao longo do texto e colocar em prática essas estratégias imbatíveis!