Você certamente já deve ter se deparado com o termo tráfego orgânico, sempre acompanhado de frases que exaltam as vantagens que ele gera para o seu negócio e a sua marca. O fato é que, hoje em dia, não dá para falar em marketing sem usar este termo, já que ter um bom tráfego orgânico é o desejo de todas as empresas que investem em divulgação digital!
Mas, antes de abordarmos algumas maneiras de aumentar esse tipo de acesso aos canais do seu negócio, vamos entender exatamente do que se trata esse termo e qual a importância prática dele para que você venda ainda mais.
O que é tráfego orgânico?
É simplesmente quando o visitante chega ao seu canal online de forma espontânea, ou seja, ele não clicou em um anúncio ou link pago. Ele encontra você por meio dos buscadores, como o Google, por exemplo.
Esse visitante que chega de maneira orgânica geralmente tem a intenção de comprar, mas ainda está buscando saber mais sobre o serviço ou produto, então começa a pesquisar versões, marcas, atributos, etc. Se ele chega até o seu canal, encontra um conteúdo relevante e entende que você tem autoridade no que ele procura, um grande passo para a venda está dado.
Mas para que esse possível cliente chegue até o seu negócio, você precisa, primeiro, ter um canal digital, pensado e construído de forma a atrair esses leads. Um dos canais mais usados é o blog, hospedado dentro do site principal da empresa, facilitando o caminho até a compra.
Vale ressaltar que o tráfego orgânico não invalida o tráfego que vem de forma paga, por meio de anúncios. Eles podem se complementar, formando uma estratégia certeira para o seu negócio. Mas voltemos ao foco desse post! Vamos entender agora quais as vantagens do tráfego orgânico.
Por que investir em tráfego orgânico?
– Custo-benefício melhor se comparado ao tráfego pago, pois o investimento é menor e o resultado mais duradouro.
– Gera relevância para a sua marca por meio do conteúdo.
– Anúncios pagos terminam, conteúdos não têm prazo de validade e estão sempre atraindo leads. Ou seja, é uma estratégia com escalabilidade.
– O tráfego orgânico faz com que você tenha a possibilidade de acompanhar o lead durante toda a jornada de compra, estreitando o relacionamento com ele.
Diante de todas essas vantagens, você deve estar ansioso para colocar a mão na massa e aumentar o tráfego orgânico do seu blog ou site, então vamos a algumas dicas.
Como aumentar meu tráfego orgânico?
1 – Com conteúdo de qualidade
Pode soar redundante, mas é o conteúdo que você oferece que fará com que um possível cliente encontre o seu site, permaneça nele e tenha o interesse de consumir a sua marca.
2 – Por meio de conteúdo otimizado para os buscadores
Aliada à qualidade, a otimização fará com que você tenha um conteúdo imbatível. Já falamos aqui sobre a importância de ser ter um blog otimizado.
3 – Através da constância
Não adianta ter um bom conteúdo, otimizado e postar somente vez ou outra. Você precisa ter disciplina, estabelecer uma quantidade de posts mensais e cumprir a sua meta.
4 – Multiplicando seu conteúdo em outras mídias
Com o seu conteúdo disponibilizado em mais lugares, mais chances ele terá de ser encontrado organicamente, portanto, desdobre-o em posts nas redes sociais e não se esqueça do bom e velho e-mail marketing.
5 – Acompanhando suas ações para gerar tráfego orgânico
Ficar de olho em seus indicadores é fundamental! Veja quais conteúdos resultam em mais acessos, de onde estão vindo os leads… Essas informações ajudarão você a se aprimorar cada vez mais.
Agora que já falamos bastante de tráfego orgânico, chegou o momento de você parar e pensar se a sua empresa tem gerado esse tipo de acesso. Vamos começar a pensar, juntos, em uma estratégia para você?