Tivemos um ano totalmente atípico em 2020, com a pandemia do coronavírus e a consequente quarentena. Nunca poderíamos imaginar que veríamos comércios fechados para o atendimento ao público por meses, e empresas tendo que rapidamente se adaptar para vender online, para levar o produto nas casas das pessoas, para se divulgarem na internet. Foi um ano que acelerou a digitalização em suas mais variadas formas: as pessoas trabalhando e fazendo reuniões à distância, negociando e comprando online.
As empresas que já eram atuantes no mundo digital saíram na frente e conseguiram se estabelecer de uma forma melhor durante esse período tão complicado, cujos resquícios ainda estamos vivendo. As empresas que não estavam online ou que atuavam de maneira tímida tiveram que se virar rapidamente para poderem sobreviver.
A pandemia nos trouxe muitos aprendizados, internos e externos, pessoais e profissionais, e a certeza de que as coisas nunca mais serão as mesmas, e isso inclui a forma como compramos e vendemos. Ou seja: as vendas online e o marketing digital, que já haviam ganhado uma importância ímpar nos últimos anos, agora são fundamentais para a sobrevivência dos negócios. Segundo o site E-Commerce Brasil, 86% dos brasileiros conectados à internet realizaram compras online durante a pandemia.
O estudo“Guia de tendências pós-covid-19”, realizado pela realizado pela Social Miner em parceria com a Opinion Box, aponta que 64% dos consumidores pretendem seguir comprando tanto no online quanto no físico a partir de agora, e que 31% das pessoas querem ter a opção de comprar online e retirar os produtos em lojas físicas após a pandemia. Ou seja, a integração de canais, o omnichannel, ganhou força e certamente já é uma tendência para o próximo ano.
E no marketing digital, o que veio para ficar? O que você não pode deixar de fazer para divulgar ainda mais o seu negócio e a sua marca em 2021? Tentando encontrar essas respostas, separamos algumas tendências para o próximo ano. Confira!
Chatbot nos pontos de contato com o cliente
Sabe quando você envia uma mensagem para o WhatsApp ou o Messenger de uma marca e recebe a resposta rapidamente, com opções de assuntos a serem tratados, e consegue resolver seu problema sem precisar falar com um operador? Isso é chatbot, uma aplicação, por meio de um programa de computador, que já está sendo muito usada e que, em 2021, será uma grande tendência do marketing digital no atendimento ao cliente. E a boa notícia é que as soluções ofertadas estão cada vez mais eficientes, fazendo com que a conversa não seja truncada e oferecendo um atendimento próximo ao humano.
Aderir ao chatbot agiliza o atendimento, gera economia para a empresa e permite que a equipe de atendimento ao cliente foque no que é imprescindível. Ou seja, os benefícios são certeiros. Agora, você só precisa escolher o programa correto e que permita um alto grau de personalização, afinal, o jeito de ser da sua empresa tem que estar em tudo.
Vídeos ao vivo
Durante a pandemia, vivemos uma proliferação de lives, e muitas pessoas julgaram que seria uma onda passageira. Realmente, esse tipo de transmissão atingiu seu pico e depois foi observada uma queda, porém, acredite, as lives vieram para ficar. Elas aproximam a marca/produto do público, permitem demonstrações sem edição e, se direcionadas às pessoas certas, trazem ótimos resultados.
É claro que, embora a maneira de transmitir seja simples e possa ser feita de qualquer lugar, é preciso pensar em um conteúdo estratégico e nas pessoas adequadas para comandá-las, seja alguém da própria empresa ou um convidado/contratado.
A live não precisa ser apenas uma conversa entre duas pessoas, é possível pensar em outras maneiras de utilizá-la, como transmitir um evento de lançamento de seu produto e webinars. S
E os vídeos gravados também não podem ser esquecidos, já que nunca saem de moda. O Youtube é um dos maiores mecanismos de busca que existem, e você precisa ter um canal por lá!
Conteúdo criativo e diferenciado
Depois que a importância do conteúdo como moeda de troca foi amplamente propagada, as empresas não perderam tempo, começaram a produzir, e hoje realmente temos muita coisa por aí. Claro, que as marcas que oferecem algo genuíno e interessante saem na frente, e a tendência é essa, que o conteúdo seja cada vez mais original e criativo. O blog não pode ser deixado de lado, mas as empresas que se atêm somente a ele e ao texto corrido vão ficar para traz!
Podcasts, audiolivros ou textos com áudios, e conteúdo informativo animado devem fazer parte da sua estratégia para diferenciar sua empresa daquelas que oferecem conteúdo com o mesmo tema que o seu. Os leads ficarão cada vez mais exigentes!
Inteligência artificial e automação
Com a popularização de assistentes pessoais, como a Siri, a Alexa e o Nest Mini, as pessoas estão buscando formas mais práticas de resolverem seus problemas com compras, de serem atendidas e, até mesmo, no momento de adquirir alguma coisa. Elas querem tudo com apenas um passo, um comando de voz. Então, é importante que você já comece a pensar na interação de voz em seus canais de contato.
E não é só isso! A inteligência artificial é uma aliada fundamental do marketing digital para a análise de dados em tempo real, auxiliando em várias tomadas de decisões. Com isso, em muitos casos, não será necessário preparar uma estratégia antecipada, com base “no que pode acontecer”, ou esperar a consolidação de relatórios de um período específico. Você poderá ter análises na hora, com a possibilidade de agir instantaneamente.
E com tantas estratégias e tendências, fica difícil dar conta de tudo, não é? Por isso, você precisa automatizar algumas etapas do seu marketing digital, usando softwares. Eles vão auxiliar o seu negócio na atração, qualificação e gestão de leads, e em inúmeros outros momentos.
Essas são apenas algumas das tendências que marcarão 2021. A aceleração digital que o ano de 2020 nos trouxe mostrou que devemos estar sempre um passo à frente no marketing digital, para que o nosso negócio também esteja.
Então, programe-se para estar por dentro dessas tendências e para fazer um ano de 2021 inesquecível para a sua marca, com resultados excepcionais.