Apesar de terem métodos diferentes, a busca orgânica e a busca paga têm um mesmo objetivo: destacar a marca/empresa nos grandes sites de busca, já que eles são a maior fonte de informação da internet. Estar em destaque nesses buscadores é o principal indicativo de uma estratégia de marketing digital bem-sucedida e, hoje em dia, podemos dizer que é praticamente uma condição básica quando pensamos em atrair clientes online. Vamos agora entender melhor a diferença entre os dois tipos de buscas.
Busca orgânica
A busca orgânica envolve os resultados não pagos exibidos pelos buscadores. Eles são mostrados de acordo com a relevância do site para a palavra-chave ou termo digitado pelo usuário. Os sites de busca analisam uma série de fatores pré-estabelecidos, e é aí que entram os profissionais de marketing, que podem ajudar uma empresa a ficar bem posicionada em uma busca que tem a ver com o seu negócio.
Umas das principais formas de fazer isso é por meio de palavras-chaves estrategicamente utilizadas dentro de um conteúdo relevante publicado no site. Porém, não é só isso! Uma arquitetura da informação bem construída, códigos utilizados de forma adequada e sites com autoridade indicando o seu conteúdo também são fundamentais para essa estratégia.
Falamos aqui sobre a importância de se produzir conteúdo próprio e de qualidade para atrair clientes por meio dos assuntos que eles procuram nos sites de busca.
Busca paga
As buscas pagas são links patrocinados, ou seja, você investe uma quantia em dinheiro para que o seu site apareça nos resultados, e ele é destacado antes dos orgânicos. Neste caso, também há uma análise de relevância que direciona para quem e quando o link vai aparecer. Você investe, na verdade, em palavras-chaves que têm relação com o seu negócio, delimitando-as a um público-alvo. Cada palavra-chave tem um preço, de acordo com a concorrência dela, e a cada clique conseguido, esse preço é descontado do valor total investido. É o chamado Custo por Clique (CPC).
A verdade é que, assim como na busca orgânica, tudo gira em torno da palavra-chave, e é fundamental que você saiba selecioná-la e utilizá-la. Não é uma tarefa fácil, exige muita análise e estratégia.
Mas, afinal, qual a melhor forma de busca?
Não há uma resposta certa para essa pergunta. Tudo depende do objetivo da sua marca e da sua campanha. A busca paga tem resultados mais rápidos. A orgânica, por outro lado, tem uma taxa de conversão maior. Com relação ao investimento, a quantia gasta com SEO costuma ser de 5 a 25% abaixo em comparação às mídias pagas, de acordo com o livro “Marketing de Conteúdo – a moeda do século XXI”.
E por que não usar os dois tipos de busca em conjunto? O importante é estar bem posicionado para ser visto pelos potenciais clientes, acompanhando-os nas fases de interesse de compra, até que se tornem consumidores.
Que tal começar a pensar em uma estratégia de marketing digital que faça a sua empresa se destacar nos buscadores? Se você já experimentou as duas formas de busca, conte para a gente qual deu mais resultados!