Uma das vantagens do marketing digital é poder enviar a mensagem certa para a pessoa certa, aumentando a probabilidade de sucesso. A sua empresa sabe com quem está se comunicando? Suas mensagens e campanhas estão sendo efetivas? No post de hoje, vamos falar sobre a persona, figura fundamental do marketing digital e o caminho para você ter uma comunicação infalível com o seu público.
Afinal, o que é persona?
Aqui, não estamos falando do público-alvo do seu negócio, mas do seu cliente ideal. Por exemplo, digamos que o seu público-alvo contemple mulheres de 25 a 50 anos. É um público bem amplo, não é? Dificilmente a sua mensagem será efetiva para todas! Por isso, precisamos ser ainda mais assertivos, pensando não no público em geral, mas em uma pessoa específica, que vai representar todos as suas clientes.
Com isso, você deixa de montar uma estratégia para todas as mulheres de 25 a 50 anos e passa a se comunicar, por exemplo, com a Maria, que tem 30 anos, trabalha como secretária em escritório de advocacia, é solteira, gosta de ir a festas e bares aos finais de semana… Bem mais completo, não acha? Com uma persona definida, conseguimos produzir estratégias e conteúdos mais certeiros.
Como criar uma persona?
A criação da persona terá como guia a sua base de clientes. Mas sem achismos, pois nem sempre a nossa impressão corresponde à realidade. Se você tem um banco de dados com as principais informações de seus consumidores, é hora de consultá-lo. Caso você não tenha, que tal fazer uma pesquisa?
Hoje em dia, há vários formulários online que você pode usar gratuitamente, montando o questionário e enviando para os seus clientes via e-mail ou através das redes sociais. É importante que você busque coletar dados gerais (idade, escolaridade, profissão e atribuições), e também a forma como eles consomem conteúdo e seus hábitos de compra.
Com base na consolidação da pesquisa ou de seu banco de dados, você começa a criar a sua persona, respondendo qual a idade dela, a profissão, o cargo, os hábitos, as crenças, o hobby, o que ela gosta de fazer no momento de lazer, como ela consome conteúdo, seus hábitos de compra, etc. No final, você terá um personagem completo, que representa o cliente que consome com você ou aquele que você quer conquistar, ou seja, nasce a sua persona.
Você pode dar um nome a ela, o que ajuda muito em discussões internas, e até um rosto, para o qual você pode olhar sempre que precisar pensar na sua próxima estratégia!
Como colocar a persona em prática?
Sabendo quem é a sua persona, chegou o momento de acompanhar a jornada dela, ou seja, de se colocar no lugar dela, analisando quais seriam suas dúvidas e anseios em cada etapa do funil de vendas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra. Assim, você consegue pensar em posts, e-mails marketing, ebooks e vídeos para acompanhar cada uma dessas etapas, até a compra. Com uma estratégia dessas, fica difícil errar.
Que tal começarmos a pensar na sua persona agora?