O inbound marketing hoje é imprescindível para a estratégia de marketing de qualquer negócio, e por um importante motivo: ele é baseado na forma atual de consumo, tanto de informações como de produtos, e busca atrair o interesse do consumidor ao invés de ir atrás dele.
Com a internet e o enorme volume de informações disponíveis, as pessoas passaram a escolher o que consumir e quando consumir, ficando mais intolerantes aos anúncios que interrompem o que estão assistindo ou lendo. Nos meios digitais, esse tipo de marketing tradicional, de interrupção, não funciona mais com a mesma efetividade de antes.
Dessa forma, a melhor estratégia passou a ser produzir conteúdo próprio e de qualidade para atrair clientes por meio dos assuntos que eles procuram e querem consumir no momento. Ou seja: antes de oferecer o seu produto, você oferece conteúdo!
A jornalista e consultora de autoridade e marketing Aline Wolff disse, em texto para o portal Comunique-se, que “transmitir conhecimento é o segredo da comunicação moderna! Não apenas pela credibilidade, pela autoridade, mas também pela adesão pública e pelos novos formatos de venda”.
Resumindo: inbound marketing envolve estratégias para atrair possíveis clientes para os canais oficiais da empresa por meio de conteúdo personalizado.
Inbound Marketing na prática
O inbound marketing tem o mesmo foco do marketing tradicional: fazer com que a empresa conquiste novos clientes. A diferença é que isso é feito por meio de uma captação sutil, com o encaminhamento do possível consumidor por um funil de vendas.
Essa capitação acontece da seguinte forma: ao produzir um bom conteúdo, com certa periodicidade, a empresa vai conquistando autoridade no assunto abordado, ou seja, ela se torna referência em determinado tema, fazendo com que os potenciais clientes se conectem à marca e estabeleçam uma relação de confiança com ela, tonando-se consumidores.
O conteúdo oferecido pode ser aconselhamento, dicas, valores, o importante é que tenha ligação com o negócio. Por exemplo: se você vende móveis, pode oferecer conteúdo sobre decoração.
Geralmente, o cliente não está pronto para comprar em sua primeira busca, ele só está fazendo uma sondagem geral. Com o inbound marketing, você estará preparado para fornecer o conteúdo que o cliente precisa desde o primeiro momento de interesse, e o acompanha até que ele esteja preparado para realizar a compra, que é o momento no qual você oferece o seu produto ou serviço de forma mais direta.
Canais do inbound marketing
A oferta de conteúdo pode ser feita por canais como blogs, newsletters, e-books, vídeos, redes sociais, entre outros, dependendo da fase do seu relacionamento com o consumidor. Provavelmente, a porta de entrada será por meio de um blog, onde ele deixará dados para que você envie conteúdos mais completos, como newsletters e e-books.
A técnica de SEO também é uma importantíssima aliada do inbound marketing! Com ela, você identifica possíveis palavras a serem buscadas pelas pessoas e estrutura suas publicações de modo que elas ganhem destaque nos sites de busca. Ou seja: você prepara o caminho para que os possíveis clientes cheguem até você.
O importante é que, antes de qualquer coisa, você tenha uma estratégia de conteúdo que engaje, atraia quem lê e acompanhe o cliente durante toda a jornada de compra. Para isso, vale reforçar: esse conteúdo precisa ser relevante!
Que tal a sua empresa começar a produzir conteúdo próprio e usufruir das vantagens do inbound marketing? Entre em contato com a SLA Soluções Criativas e descubra como podemos mudar o seu negócio!