A internet oferece as mais variadas possibilidades de medir o impacto de empresas na vida das pessoas. No entanto, é preciso se atentar para as chamadas métricas de vaidade.
Número de likes, visualizações e quantidade de seguidores podem seduzir pelas altas quantidades, mas nem sempre essas informações são adequadas para avaliar a relevância da sua empresa no ambiente virtual.
Neste texto, você vai encontrar a definição de métricas de vaidade, como elas funcionam e o que fazer para não ser iludido por elas.
Continue a leitura para ter a certeza de que está levando em conta os dados mais importantes.
Em linhas gerais, métricas de vaidade são aquelas que se baseiam exclusivamente em quantidade.
São métricas que à primeira vista parecem relevantes, mas que na verdade, não auxiliam o gestor na tomada de decisões acerca das estratégias de marketing.
A seguir, confira exemplos das métricas de vaidade mais comuns.
As curtidas são a principal maneira de interação de diversas redes sociais, por isso é comum se deixar enganar por uma taxa alta de curtidas.
No entanto, curtidas não são sinônimos de conversões. É preciso investir mais profundamente em outros aspectos das campanhas, como marketing de conteúdo, para garantir que o público realmente engaje com sua marca.
Compartilhamentos indicam um interesse mais direto no que sua empresa tem a oferecer. Mas, os resultados são semelhantes ao caso das curtidas.
Um compartilhamento não representa um cliente convertido ou uma venda bem-sucedida. Representa somente um engajamento temporário.
Oferecer conteúdos diferenciados, como download de aplicativos, é uma estratégia comum de inbound marketing.
Mas, é essencial ter em mente que somente a taxa de downloads não diz muito sobre o sucesso do seu aplicativo.
Você precisa analisar outras métricas, como:
Somente assim será possível traçar um panorama confiável do impacto do seu produto na web.
Essa é uma das métricas mais enganosas, pois existem mecanismos de compra de seguidores que inflam esse número artificialmente.
Além disso, um grande número de seguidores não garante que seus posts irão chegar para a maioria deles.
Assim como a taxa de cliques, a quantidade de visualizações não é tão relevante como se imagina.
Um conteúdo com alta visualização indica que ele chegou a um número expressivo de pessoas.
No entanto, é preciso mensurar quantas pessoas realmente assistiram ou leram o conteúdo e quantas o abandonaram.
Existem métricas mais decisivas para as estratégias de marketing digital da sua marca.
Isso não quer dizer que as métricas de vaidade devem ser ignoradas, mas que elas não podem ser tão valorizadas em detrimento de outras.
Confira exemplos de métricas relevantes nos tópicos a seguir.
Monitorar o número de visitantes da sua página é uma forma de acompanhar a evolução do seu público.
Essa informação é essencial para pensar nas melhores formas de incentivar as pessoas a completar a jornada de compra.
As conversões estão entre as métricas mais vitais, elas são o principal objetivo de toda empresa e viabilizam todo o processo produtivo empresarial.
Acompanhe as conversões com cautela para identificar maneiras de concretizar o maior número possível delas.
O LTV (“valor para a vida toda”) é o quanto cada cliente representa economicamente para a empresa no período de um ano.
É possível quantificar essa métrica somando o valor total gasto pelo cliente neste período de tempo.
No entanto, não se trata de fazer a mesma conta para cada cliente individualmente. A ideia é encontrar o valor médio gasto e o tempo médio de permanência do consumidor com a empresa.
A partir disso, a empresa pode definir quais ações tomar para aumentar o gasto médio e o tempo de permanência de cada cliente.
A taxa de Retorno sobre Investimento (do inglês “Return Over Investment”) é a métrica típica das campanhas de anúncios pagos, incluindo do Twitter Ads.
Esse dado é uma das melhores formas de analisar o retorno dos investimentos de uma empresa.
O ROI pode ser calculado a partir da diferença entre a receita total da empresa e o investimento empregado sobre o investimento empregado.
Essas são algumas das métricas essenciais para todo negócio procurando por relevância no ambiente digital.
Acompanhe cada uma delas de perto e tenha meios para solucionar problemas e maximizar conversões.