Falar da importância do conteúdo para o marketing digital é até redundante, afinal, ele é a nossa principal moeda de troca, fazendo com que consigamos atrair leads. Mas você sabia que dentro do marketing de conteúdo há diferentes abordagens, e que uma delas é a utilização do material rico? Nunca ouviu falar? Certamente, você já se deparou com muitos materiais desse tipo, e apenas não sabe o seu conceito. E é sobre isso que vamos conversar agora!
O que é material rico?
Quando falamos de conteúdo como forma de atração de leads, a primeira coisa que nos vem à cabeça são posts para blog, principalmente por serem práticos e terem baixo custo. Eles são muito eficientes na etapa inicial do funil de vendas, abordando os assuntos de forma mais geral, sem aprofundamento, e atraindo leads que ainda não sabem exatamente do que precisam. Uma maneira de seguir acompanhando esses leads em suas jornadas é oferecer conteúdo complementar sobre o assunto já abordado, por meio de um material mais extenso e denso, com o intuito de levar conhecimento e educar. Esse tipo de material é chamado de material rico!
Em suma, o material rico busca levar aprendizado ao leitor sobre determinado assunto, que é abordado em todos os seus detalhes. O seu intuito principal é nutrir um lead para que o interesse dele se converta em venda.
Falar em conteúdo mais extenso e denso pode ser sinônimo de e-book à primeira vista, mas existem outros materiais ricos. Vamos a eles?
Tipos de material rico
E-book
São os mais usados em estratégias de marketing de conteúdo e podem ser enviados por e-mail ou baixados em uma página especial do site.
Vídeos e podcasts
São práticos porque o espectador/ouvinte pode consumi-los enquanto faz outra coisa. E esses meios de comunicação têm ainda o poder de pegar pela emoção, por meio da trilha sonora, por exemplo.
Infográficos
São uma maneira muito efetiva de educar, pois utilizam bastante a comunicação visual, quebrando um pouco os textos. Interessantes, principalmente, para aqueles leitores mais preguiçosos.
Webinars
São transmitidos ao vivo e têm a vantagem de permitir comentários do público, o que pode ser um chamariz, pois deixa o aprendizado mais interativo.
Existem ainda outros tipos de materiais ricos, como artigos técnicos, minicursos e palestras online. Todos com o intuito de levar conhecimento ao lead!
Por que utilizar material rico?
Agora que já sabemos o que é considerado material rico e seus principais formatos, chegou a hora de entendermos as vantagens de utilizá-lo.
Material rico aumenta a autoridade da sua marca
A partir do momento em que você passa a oferecer conteúdo sobre determinado assunto, você é visto como autoridade nele, vira referência, e isso é ótimo para o seu negócio. Ao oferecer material rico, a sua autoridade fica ainda maior, e a sua marca será certamente lembrada quando o consumidor precisar do seu produto ou serviço.
Ajuda a conquistar mais leads
Esse é o principal intuito do material rico! Como já falamos acima, para ter acesso ao conteúdo, a pessoa terá que preencher um formulário no seu site ou rede social, e você passará a ter os contatos dela. Pronto, lead conquistado e já poderemos começar a acompanhá-lo até a conversão!
Fortalece a sua estratégia de marketing de conteúdo
Um material menor e mais geral tem a importante missão de chamar a atenção da pessoa que sabe que tem um problema, mas ainda não entendeu qual. O material rico é fundamental em outra etapa, onde a pessoa já sabe qual é o problema e até como resolvê-lo, e precisa entender melhor o seu negócio ou produto para fechar a compra. Depois de saber de tudo isso, é hora de começar a pensar em quais materiais ricos você vai oferecer, fortalecendo ainda mais a sua estratégia de marketing digital.