Já falamos algumas vezes sobre a atração de leads e qual a melhor forma de fazer isso. Agora, chegou o momento de irmos além, pois atrair leads não basta, sua empresa precisa reter clientes para se consolidar e expandir seu público. Isso significa que, além de vender, você deve fazer de tudo para que o cliente volte a comprar e crie uma relação de confiança com a sua marca. Afinal, uma das melhores formas de divulgação ainda é o famoso ‘boca a boca’, que acontece quando alguém fica tão satisfeito que passa a indicar você, promovendo a sua empresa de forma orgânica e com muito mais credibilidade. Quer ver isso acontecer cada vez mais com o seu negócio? Então, siga conosco que vamos falar sobre 3 ações que ajudam a reter clientes na sua base!
1 – Ouça seus clientes e tire insights do que eles têm a dizer
Um dos grandes erros das empresas é se preocupar somente em fazer a venda, sendo que, hoje em dia, os clientes estão ainda mais antenados e buscando uma boa experiência em todas as etapas de compra. Além de pesquisar sobre o produto antes da aquisição, para se certificar de sua qualidade e benefícios, eles também querem ser bem atendidos e contar com um eficiente pós-venda, com resolução rápida de possíveis problemas.
Por isso, abra espaço em todos os seus canais de contato para que o cliente deixe a sua opinião e, além disso, envie para ele uma pesquisa pós-venda. Escutar aquele que compra com você é a melhor forma de aprimorar o seu negócio e a sua maneira de vender. Esses canais abertos são também riquíssimos para que você encontre temas para a produção de conteúdo que ofereça respostas para os problemas de seus clientes. Se você souber consolidar os dados que tem em mãos, conseguirá ter insights riquíssimos para estratégias vencedoras.
2 – Faça o cliente se sentir exclusivo
Como dissemos acima, hoje os consumidores buscam uma experiência de compra diferenciada, e um atendimento próximo conta muito. Eles encontram essa proximidade nas redes sociais, e por isso é importante sempre monitorá-las, mas a valorizam também em outros pontos de contato.
Pense na sua própria experiência como consumidor… Faz uma enorme diferença receber um e-mail personalizado, com o seu nome, com um conteúdo que te interessa, que tenha respostas para os seus problemas. Você certamente irá dar uma olhada nele! Diferentemente do que acontece com os e-mails comuns, sem personalidade, nada originais, que são enviados para todos da mesma forma, e que você apaga sem abrir. Portanto, personalização dos e-mails marketing é uma ação fundamental!
3 – Promova conteúdo de valor nas redes sociais
Além de responder com rapidez os comentários, reclamações, elogios e sugestões dos clientes nas redes sociais, você também precisa oferecer conteúdo de qualidade por meio delas. Não basta divulgar seus canais de comunicação, com link para o site, blog etc. Isso também deve ser feito, mas é preciso pensar em conteúdo exclusivo.
Para ser certeiro, é importante que você utilize uma ferramenta de gestão de mídias sociais. Além de acompanhar a evolução da sua marca nas redes e monitorar as menções, você consegue entender quais assuntos despertam mais atenção. Ou seja, você pensa em uma estratégia mais certeira, baseada em dados, e promove de forma mais eficiente seus produtos e serviços para cada tipo de cliente.
Pronto para pensar além da venda em si e encantar seu cliente em todas as etapas?