Aqui no blog, já falamos sobre o conceito de lead, que é alguém que tem interesse no seu produto ou serviço e quer saber mais sobre o ele, ou seja, você tem em mãos uma grande oportunidade de negócio, que não pode ser desperdiçada de maneira alguma. Por isso, vamos agora entender como transformar esses leads em clientes, concretizando essa venda que já está bem perto de acontecer, e que só depende do acompanhamento correto.
3 passos para transformar o lead em cliente
Alcançar esse objetivo é tão importante para o sucesso do seu negócio, que vamos direto ao ponto. Separamos três passos básicos para você fazer o interesse virar uma venda concreta.
1 – Saiba quem é o seu lead
Para saber quem é o seu lead, primeiro você precisa oferecer os meios para que ele chegue ao seu negócio e deixe os dados dele, o que significa ter um site, um blog e, pelo menos, uma rede social ativa. Será preciso ainda disponibilizar conteúdo relevante e ter uma landing page, que é uma página de entrada que tem justamente o objetivo de fazer com que o visitante realize alguma ação em seu site ou blog. Pode ser, por exemplo, uma página para que ele faça download de um eBook com informações além daquelas que você disponibilizou. Para ter acesso a esse material, o lead terá que preencher um pequeno formulário e, com isso, você o conhecerá. Resumindo: você precisa ter uma gestão de marketing eficiente, algo que muitos de seus concorrentes já fazem com maestria.
Por que você precisa conhecer o seu lead? Para entender em que momento de compra ele está e possa acompanhá-lo, cuidando para que ele não escape para um concorrente e feche a venda com você!
2 – Faça a nutrição do seu lead
Depois de entender o momento de compra em que o lead está, você precisa ter o conteúdo ideal para a necessidade dele, aguçando-o a querer saber cada vez mais, até que a venda se concretize.
Aqui, precisamos retomar o tema do funil de vendas, que é a trajetória do lead até o momento da compra, dividida em: topo (alguém que tem uma necessidade, mas ainda não sabe bem qual é, ou seja, está mais distante da venda), meio (a pessoa já sabe qual é a sua necessidade e busca uma solução) e fundo (o lead já está analisando se o seu produto é o ideal para o que ele necessita e está muito perto da compra).
Para aqueles que estão no topo, o conteúdo deve ser referente ao assunto do seu negócio, e não ao produto ou serviço em si. Para o que estão no meio, você pode oferecer materiais extras, que já tragam seus dados de contato e o processo de vendas. E, por fim, aos que já estão no fundo do funil, o ideal é mostrar as qualidade e benefícios do que você oferece por meio de cases, pesquisas e opiniões de clientes.
Para saber como identificar a fase de cada lead e gerenciar todo esse conteúdo, o ideal é investir na automação, outro assunto que já tratamos por aqui.
3 – Seus leads precisam se sentir únicos e especiais
Produtos ou serviços parecidos com o seu podem ser encontrados, mas um bom atendimento e acompanhamento poucos fazem. Diferencie-se do normal já na etapa de nutrição do lead, faça com que ele se sinta especial, como se cada ação e cada passo tivesse sido pensando exclusivamente para ele. Isso faz toda a diferença hoje em dia!
Como você pode fazer isso? Tornando o processo o mais personalizado possível, com e-mails nominais, conteúdo certeiro para a fase em que ele se encontra, atendimento próximo e despojado quando o contato for pelas redes sociais, entre inúmeras outras maneiras, que envolvem também a linguagem e a persuasão. Bom, agora você já tem os caminhos para converter o seu lead e fechar a sua venda. Que tal checar se a sua empresa está preparada para isso ou se precisa de ajuda?