Sabemos que uma premissa básica do marketing digital é o conteúdo como moeda de troca, o que faz dele uma isca para atrair leads. E sabemos também que não basta oferecer conteúdo uma vez e ficar esperando a venda cair do céu, é preciso ter um planejamento, nutrindo o lead de informações, até que ele se torne um cliente.
É sobre esse processo que vamos falar hoje, e ele se chama Fluxo de Nutrição. Mas antes de seguirmos, vamos nos aprofundar mais um pouco no conceito.
Afinal, o que é exatamente o Fluxo de Nutrição?
É uma estratégia de marketing digital que envolve o envio de uma sequência de e-mails para um lead, fazendo com que ele se interesse cada vez mais pelo o que você tem a oferecer, estreitando o relacionamento, até que realize a compra do produto ou serviço. Ou seja, você está alimentando esse lead de conteúdo, de maneira progressiva, acompanhando-o pelo funil de vendas.
Esse conteúdo deve ser personalizado, o que significa que precisa ser adequado para o perfil do cliente e o seu momento de compra. Mas vamos falar sobre isso mais detalhadamente a partir de agora! Chegou a hora de entendermos o que é necessário para criar um fluxo de nutrição matador para o seu negócio!
O que é preciso para montar um fluxo de nutrição?
Lista de e-mails
Vamos começar pelo básico! Primeiramente, você precisa ter uma lista de e-mails para iniciar o seu fluxo de nutrição. E como você pode conseguir esses e-mails? Possuindo uma página otimizada para conversão, que tenha um campo no qual as pessoas deixem as suas informações. Dessa maneira, é necessário ter uma isca, como “clique aqui para receber mais conteúdo” ou “deixe suas informações para receber material exclusivo”. Resumindo: para dar start no fluxo, a primeira coisa a ser feita é transformar visitantes em leads.
É também primordial que a sua lista de e-mails esteja separada por perfil de cliente e pela etapa em que ele se encontra no funil de vendas. É, por isso, que a automação é uma grande aliada do Fluxo de Nutrição. Já falamos sobre ela aqui no blog! Clique aqui e confira.
Conteúdo de qualidade
Depois da lista de e-mail, outro item básico é o conteúdo de qualidade, afinal, hoje tem muita gente produzindo material por aí, e o que vai fazer a diferença é o que você oferece. O seu conteúdo precisa ser especializado e realmente resolver o problema do lead! Do contrário, será apenas mais um entre tantos.
A sequência de e-mails deve contemplar todas as etapas da Jornada de Compra: Descoberta, Reconhecimento, Consideração e Decisão de Compra. Na prática, isso significa que o conteúdo deve ser progressivo, abordando primeiro o assunto do seu negócio de uma forma geral, depois ajudando o lead a descobrir que tem um problema, apresentar a solução e, por fim, fazendo-o se decidir pela compra.
Defina um objetivo
Você consegue ter mais de um Fluxo de Nutrição acontecendo simultaneamente, já que é possível que cada um deles tenha um objetivo diferente. O seu intuito pode ser vender mais, pode ser conseguir informações adicionais dos leads para realizar uma qualificação mais apurada ou ainda acelerar o ciclo de vendas. Com o objetivo definido, você irá direcionar o fluxo ao seu alcance.
Agora você já sabe que não basta sair enviando e-mails por aí e que é preciso um planejamento para atingir o objetivo proposto. Pronto para criar seu Fluxo de Nutrição e ver os resultados acontecendo?