Quando a quarentena terminar e você puder reabrir o seu negócio, vai se deparar com uma nova forma de se relacionar com o mundo, e precisará se adaptar. A sua empresa está preparada? Siga lendo este post, que vamos auxiliar você!
Por algum tempo, cuidados especiais de prevenção contra o coronavírus continuarão ser tomados e os clientes estarão inseguros, afinal, a propagação do vírus não cessará de uma hora para a outra. Além de passar segurança com relação às questões de saúde, você precisa fazer com que seus clientes se sintam acolhidos nesse retorno. Isso fará toda a diferença para a sua marca.
Primeiro, vamos às medidas de prevenção que você precisará tomar:
– Máscaras serão itens indispensáveis, além de obrigatórios, dependendo da cidade. Para proteger seus clientes e também os seus colaboradores, faça com que toda a sua equipe as utilize;
– Deixar álcool em gel disponível em pontos estratégicos do seu negócio para uso dos clientes também será fundamental, afinal de contas, todos devemos manter as mãos higienizadas;
– E não se esqueça de reforçar a higienização do local! Para a prevenção, é importante que o chão seja limpo com mais frequência, assim como as áreas nas quais os clientes mais tocam, como balcões e corrimões;
– Já imaginou o quão contaminadas podem ser máquinas de cartão ou teclados? Uma dica é embalar com plástico filme e trocar uma vez por dia e, complementarmente, higienizá-los com álcool em gel de hora em hora;
– Falando nisso, quem mexe com dinheiro ou cartão deve, além de máscara, utilizar luvas;
– Aglomeração é algo que muitas pessoas não vão tolerar. Caso você tenha espaço, deixe corredores maiores, afaste móveis e marque no chão a distância mínima que as pessoas devem manter em filas (1,5 m). Outra medida que deve ser tomada, principalmente neste primeiro período pós-retomada, é a de limitar o número de pessoas que entram no seu negócio ao mesmo tempo. Prepare um aviso para entrada, e também para as redes sociais, explicando que a medida está sendo tomada pensando na segurança de todos;
– Degustação de produtos e prova de roupas também devem ser evitados, pois estimulam a propagação do vírus. Que tal enviar produtos para os clientes especiais degustarem/provarem de suas casas, acompanhados de uma cartinha personalizada?
Tão importante quanto as medidas acima é a comunicação de que elas estão sendo tomadas. Seus clientes precisam saber que podem frequentar a sua loja com segurança e, para isso, você deve utilizar todos os seus meios, como redes sociais, blog, site, e-mail e WhatsApp.
Para começar, comunique a reabertura com otimismo e proximidade. Nada de reclamar pelo tempo que ficou fechado ou mostrar pessimismo com a situação do nosso país. Aliás, nunca use as redes sociais da sua marca para falar de política e criar polêmica! Apesar da situação delicada, seja leve e próximo em suas comunicações, é isso que as pessoas vão procurar agora.
Em todos os canais, você pode reforçar as ações de prevenção que está tomando e também oferecer conteúdo sobre o tema, como dicas de como as pessoas podem se cuidar e higienizar produtos. São temas que estão sendo muito buscados!
Agora, é o momento de promover a sua marca online, estimulando seus clientes a irem até você na reabertura, e de preparar o seu negócio para recebê-los com segurança.