Muito se fala sobre a importância do marketing digital nos dias de hoje, principalmente com a digitalização acelerada pela pandemia. E algumas pessoas entendem que, com isso, o marketing tradicional deve ser deixado de lado, porém, esse é um pensamento errôneo. As duas formas de divulgação não são excludentes, e podem até ser complementares. Para saber como isso acontece, vamos primeiro entender os conceitos e os benefícios de cada forma de se fazer marketing.
Marketing tradicional
O marketing tradicional envolve os canais off-line, como jornais, revistas, televisão e impressos (panfletos, folders etc.). Ele trabalha com um amplo público de uma vez, geralmente a longo prazo, e não é possível saber, de forma imediata, como as pessoas reagiram à campanha. Para isso, é preciso fazer uma pesquisa. O objetivo geralmente é chamar a atenção para o produto, serviço ou marca, com conteúdos mais compactos, até porque o custo é maior.
Marketing digital
Por meio do marketing digital, que envolve canais online, como sites, blog e redes sociais, é possível trabalhar públicos mais específicos. Diferentemente do marketing tradicional, que tem um planejamento mais elaborado, aqui ele acontece de maneira mais imediata (mas não deixa de acontecer!). Outra diferença é que o conteúdo tem uma relevância muito grande, sendo fundamental para a estratégia.
E como o marketing digital e o tradicional podem se alinhar?
Agora que já vimos o conceito, fica mais simples entender como são grandes as possibilidades. Primeiro, é importante que se diga que as duas formas de marketing funcionam muito bem sozinhas. Uni-las pode ser ainda melhor, e é uma forma de dar um up à sua divulgação!
Mas você deve estar se perguntando de que maneira o digital e o tradicional podem se complementar… Vamos explicar: o marketing tradicional pode ser utilizado para você trabalhar a sua marca, tornando-a mais conhecida, enquanto o marketing digital trata de engajar e atrair consumidores. E as duas maneiras acabam se ajudando e se complementando!
Outro jeito de usar o marketing tradicional e o digital: você pode promover uma ação no seu ponto de venda, e para isso vai precisar do marketing tradicional, com materiais físicos, e também do online, divulgando nas redes sociais e pré e o pós do evento. Muitas vezes, você já integra as duas formas de se fazer marketing, mas ainda não se deu conta.
E há um ponto importante: independentemente do veículo, é preciso seguir a mesma linha de comunicação, para que o público faça a correlação.
Unir on e off é uma estratégia cada vez mais utilizada por grandes marcas. Vemos aqueles produtos conhecidos nos comerciais de TV e nos anúncios de jornais, mas também nas redes socais, através de influenciadores, de pop-ups e nos sites. Eles fazem isso em âmbito nacional, mas você pode aplicar na sua empresa, focado no seu público-alvo, seja ele uma cidade, uma região ou um bairro.
Enfim, combinar as duas formas de marketing só trará benefícios, pois você terá a possibilidade de extrair o melhor de cada uma delas. Além de engajamento, também é importante que a sua marca seja carda vez mais conhecida, pois esse é um caminho para as vendas.
Aliás, você sabia que há um nome para esse marketing, que une estratégias on e off? É o Blended Marketing. Agora você já sabe isso e muito mais, e está pronto para montar uma divulgação unificada, que vai fazer toda a diferença nos seus resultados.