“Produzir conteúdo” é a dica que você certamente recebe para alavancar a sua empresa na internet, e é normal que você se questione sobre o melhor lugar para publicar esse conteúdo, já que o canal de divulgação é tão importante quanto a mensagem em si. De nada adianta ter um ótimo texto se ele não chega ao seu público-alvo e não traz os resultados esperados. O conteúdo deve ser pensado como parte de uma estratégia, e o melhor canal para publicá-lo é em blog corporativo. Antes de conhecer as inúmeras vantagens de ter uma plataforma como essa, vamos entender primeiro como ela funciona.
Afinal, o que é um blog corporativo?
Sabemos que um blog é uma página online que permite atualização rápida e diária, que pode ser realizada pelo próprio usuário, já que há toda uma estrutura de publicação. Em sua versão corporativa, é usado por empresas para divulgar produtos, serviços e marca, de forma direta ou indireta, objetivando atrair e converter.
Se a minha empresa já tem um site, precisa de um blog corporativo?
Essa é a outra pergunta que você deve estar se fazendo agora, e a resposta é “sim, você precisa de um blog corporativo!”. Enquanto no site, você apresenta a sua empresa de uma forma mais institucional, no blog você fala sobre o que tem a oferecer e a respeito seu negócio, de maneira mais informal e indireta.
Os dois canais, na verdade, complementam-se, e o blog corporativo deve estar dentro do site, que acabará ganhando mais visitantes. As pessoas que gostarem do seu conteúdo terão interesse em saber mais sobre o seu negócio, migrando para o site.
Essa é apenas uma das vantagens do blog corporativo. Vamos conhecer mais algumas?
O blog corporativo torna sua empresa mais humana
Por ter uma linguagem mais informal e a possibilidade de interação por meio dos comentários, o blog deixa a sua marca mais próxima de seus clientes, e não há nada melhor para fortalecê-la do que isso. Mais do que clientes, você forma admiradores da sua marca.
Baixo custo
O blog corporativo tem um baixíssimo custo se comprado a outros canais de marketing. Há inúmeras plataformas que oferecem blogs praticamente prontos, com boas ferramentas, e você só precisa se preocupar com a escolha do layout e o conteúdo. É claro que profissionais especializados podem deixar essa plataforma ainda mais atrativa e eficiente.
Estratégia de SEO
O blog é o melhor local para utilizar essa poderosa estratégia de marketing de conteúdo. Aplicando-a da forma correta, você atrai visitantes por meio da busca orgânica, já que fica bem posicionado nos buscadores. Além de não precisar investir em mídia, você gera mais leads.
Referência na sua área
Produzindo conteúdo sobre o seu negócio, você se tornará referência nele, ou seja, fará com que seus clientes se lembrem de você e o procurem. O blog é uma ótima ferramenta não apenas para atração, mas também para fidelização.
Precisa de mais motivos para ter blog corporativo? Nós temos! Segundo uma pesquisa realizada pelo site Techjury, um blog pode aumentar o tráfego do site em até 434%, e 77% dos usuários de internet leem algum blog. Um deles poderia ser o seu! Que tal começar a pensar nisso agora mesmo e construir um blog profissional e voltado à conversão e fidelização de clientes?