O marketing digital conta com várias estratégias matadoras para que você ganhe clientes e venda mais. Para ter sucesso, você precisa escolher a mais certeira para o seu negócio, para o momento da sua empresa e para o público que você quer atingir e, claro, aplicá-la da forma correta. Hoje, vamos falar sobre Account-Based Marketing (ABM), uma estratégia recomendada para B2B, pouco conhecida por quem não trabalha diretamente com marketing, mas com grandes resultados, já que foca em contas pré-definidas do seu mailing. Quer saber como? Então, siga com a gente!
O que é Account-Based Marketing?
Nessa estratégica, você direciona as suas ações para um segmento específico de seus potenciais clientes, selecionados em sua lista. Mas aqui é preciso um parêntese: essa estratégia segue juntamente com o Inbound Marketing, que não é abandonado, afinal, você precisa continuar prospectando.
Então, sem deixar de captar leads, vamos focar na atração das contas que já estão no nosso mailing, que têm tudo para virar clientes, e só precisam de uma atenção especial para darem o próximo passo.
Quais são os benefícios do Account Based Marketing?
Quanto mais direcionado e focado for o marketing, mais chances de sucesso ele tem, e isso é indiscutível com o ABM. Uma pesquisa do Altera Group, por exemplo, identificou que, em negócios B2B, essa estratégia garantiu um ROI (Retorno sobre Investimento) maior em 97% dos casos.
Como cada ação é bem pensada e direcionada, os gastos são menores e o tempo de retorno diminui. Ou seja, você consegue encurtar as etapas de venda, já que não aguarda mais que o cliente se aproxime, e vai buscá-lo.
Você já deve estar se perguntando como iniciar essa estratégia imediatamente. Então, siga conosco, porque esse é o próximo passo.
Como implementar essa estratégia?
1 – Quem são os clientes que farão parte do Account Based Marketing?
Com a ajuda da área de vendas, você vai definir quem é o seu cliente ideal. É como criar uma persona, mas pensando não em definir uma pessoa, e sim uma empresa ideal como cliente! Com base em seus compradores atuais, naqueles mais engajados e que são promotores da sua marca, trace um perfil. Depois, selecione no seu mailing as empresas que se aproximam dessas características. É nelas que você vai focar!
2 – Pense em ações específicas
Agora, é o momento de pensar na estratégia propriamente dita. É fundamental ter um conteúdo específico para cada tipo de empresa, de acordo com o negócio dela, do tamanho e do momento de compra em que ela se encontra, entre outros pontos. A campanha pode ser para uma empresa somente ou para um grupo delas, desde que tenham as mesmas características.
Traduzindo: é hora de personalizar o máximo possível os conteúdos e as ofertas. Para isso, você pode utilizar web personalization, remarketing, brindes personalizados, e-mail marketing extremamente direcionados, entre outras estratégias.
3 – Acompanhe os resultados
Como em tudo o que envolve o marketing digital, o acompanhamento é fundamental. É preciso saber quantas empresas avançaram no funil e com que velocidade isso está acontecendo. Com base nessas informações, você consegue identificar se está personalizando suficientemente o seu conteúdo para que a sua estratégia dê certo.
Se bem estruturada, uma campanha de Account-Based Marketing é certeza de retorno. Ter o conteúdo certo, para a empresa certa e na hora certa ainda é a estratégia de marketing mais infalível. Basta colocá-la em prática!