Ao falarmos de marketing de conteúdo, geralmente pensamos no consumidor final, porém, essa estratégia é igualmente vantajosa na atração do consumidor intermediário, ou seja, na venda de empresa para empresa. Na verdade, o marketing de conteúdo para a indústria é fundamental, pois, com as empresas cada vez mais aderindo a ele, aquelas que ficam de fora estão perdendo potenciais clientes, pois não são encontradas online de maneira orgânica. Hoje em dia, o grande cartão de visita das companhias são os seus sites, e estes precisam ter algo a oferecer. Mas antes de falarmos mais sobre isso, vamos a alguns conceitos fundamentais!
Diferentes formas de vendas
A venda de empresa para empresa é conhecida pela sigla B2B (Business to Business) e, embora a atração por meio do conteúdo seja realizada da mesma forma como acontece com o consumidor final, a relação de compra é um pouco diferente. Uma empresa, ao adquirir uma matéria-prima, não é levada pelo impulso, ela (geralmente representada por mais de uma pessoa) analisa, estuda e, depois, toma a decisão, baseada em uma série de fatores que envolvem, basicamente, o custo-benefício. E é por meio do conteúdo que você vai demonstrar conhecimento técnico de seu negócio e, consequentemente, a qualidade de seu produto.
A outra forma de venda, na qual uma empresa fornece diretamente para o consumidor final, é conhecida pela sigla B2C (Business to Consumer). É o que acontece no varejo, por exemplo, e há um forte fator emocional envolvido. O consumidor tem o desejo de compra, e não é tão racional como nas vendas B2B.
Mas, afinal, o que é exatamente o marketing de conteúdo para a indústria?
Independentemente do consumidor final, o marketing de conteúdo tem como objetivo formar um público fiel por meio do compartilhamento de conteúdo. Este deve ser criado especialmente por sua empresa (ou por uma agência especializada), isto é, ser inédito e original, e ter ligação com o seu negócio. Com isso, a sua empresa passará ser vista como referência em determinado assunto, conquistando a confiança do consumidor. Lembrando que você é especialista no assunto do qual vai falar e o seu conteúdo precisa ter forte embasamento técnico.
A revista Exame publicou recentemente em seu site que a porcentagem de empresas que trabalham com marketing de conteúdo aumentou de 64,4% para 73,4%, segundo o estudo’ O Status do Marketing Digital no Brasil’. Esse é, por si só, um fator que demonstra a importância do marketing de conteúdo para a indústria: os seus concorrentes querem ser encontrados na internet pelas empresas consumidoras e estão oferecendo conteúdo a elas. Ou seja, estão produzindo textos relevantes, direcionados e otimizados para os sites de buscas (com a técnica SEO), para que estejam bem posicionadas.
Quais são as outras vantagens de se apostar no marketing de conteúdo?
Além de não ficar de fora no mundo digital, hoje fundamental para as indústrias, há outros pontos que mostram a importância dessa estratégia:
– Você demonstra autoridade no assunto, passando mais confiança;
– Gera leads e cria um relacionamento próximo com aqueles que já são consumidores;
– Mostra a qualidade de seu produto e sua aplicabilidade;
– Ganha defensores da sua marca;
– Consegue medir a eficácia de cada ação estratégica.
Como você poder ver, são inúmeras as vantagens do marketing de conteúdo para a indústria e, oportunamente, falaremos em detalhes sobre cada uma delas. Agora que que você já sabe de tudo isso, inclusive que a maior parte das empresas já aposta nessa estratégia, que tal colocar em prática também no seu negócio?