As pessoas enxergam a sua marca da forma como você gostaria que elas enxergassem? Você acha que seus clientes admiram a sua marca e têm em mente os atributos e as vantagens dela? Se você respondeu “não” para as perguntas acima, precisa urgentemente trabalhar o posicionamento da sua marca, algo extremamente importante para que seu negócio conquiste a preferência dos consumidores e, consequentemente, bons resultados.
Mas o que é posicionamento de marca?
De forma objetiva, posicionamento da marca é a maneira como uma empresa é lembrada e reconhecida pelos clientes.
Por exemplo, quando você pensa na sua marca preferida de celular, consegue dizer quais são as principais vantagens e características dela? Está claro se ela é mais popular ou entrega um celular top de linha? O conteúdo dela é direcionado para seu público? Provavelmente, sim, pois ter um posicionamento claro é algo intrínseco às grandes marcas. Elas existem e fazem sucesso por isso: por ocuparem um lugar de destaque na mente dos consumidores.
E quem traçou esse posicionamento das grandes marcas? As próprias marcas! Com o auxílio de profissionais, claro! São as marcas que definem como querem ser vistas pelos consumidores. E você também pode fazer isso com o seu negócio!
Como definir o posicionamento da sua marca
Para isso, você precisar responder a algumas perguntas fundamentais. Vamos a elas!
1 – Qual é o público da sua marca?
Você tem claro quem é o seu público-alvo e a sua persona? Esse passo é fundamental para que você inicie o seu posicionamento, afinal, precisa saber para quem está falando e que aspectos do seu negócio estão mais alinhados ao seu público. Cada vez mais, as pessoas procuram empresas e produtos que tenham a ver com seus valores! E conhecendo quem compra com você e quais são os anseios dessas pessoas, você consegue criar proximidade com elas.
2 – O que você resolve para o seu cliente?
O seu cliente procura pela sua marca porque tem um problema que ela pode resolver. Você sabe que problema é esse? E, sabendo qual, você tem ciência dos diferenciais que a sua marca oferece e que levam os seus clientes a optarem por ela? É pelo preço, pela qualidade excepcional?
Tendo clareza dos pontos acima, fica mais fácil posicionar a sua marca. É como se você criasse uma personalidade para ela. Uma personalidade marcante, é claro, para que ganhe espaço na mente do público.
O próximo passo é fazer com que essa personalidade se reflita em tudo o que a sua empresa faz: na forma de divulgar o produto ou serviço, na embalagem dele, no relacionamento com o cliente e, inclusive, com seus colaboradores. O posicionamento não deve aparecer de vez em quando, ele precisa fazer parte do jeito de ser da empresa como um todo. E é por isso que esse posicionamento precisa ser real! Não adianta propagar vantagens que o seu produto não tem, direcionar a fala para um público que não o consome ou defender ideias que vão contra a prática.
De que forma o marketing digital pode ajudar no posicionamento da marca?
Para fixar o posicionamento com o público externo, o marketing digital é um aliado indispensável, fazendo a gestão da marca em todos os pontos de contato com o consumidor. Isso começa desde a primeira busca, quando um possível lead encontra o seu conteúdo e, aos poucos, identifica que você tem autoridade no assunto relacionado ao seu negócio, até o pós-compra. Ou seja, você precisa do marketing digital para fixar o seu posicionamento. Quando bem feito, as consequências são crescimento de vendas e clientes mais fiéis. Pronto para investir nisso?