Quantas vezes você já desistiu de navegar em um site por ele ficar travando, demorar para carregar uma página ou por você não encontrar com facilidade o que procurava? Certamente, muitas! E sabe por quê? Queremos uma experiência ágil, objetiva e acolhedora online. É um mundo onde tudo é muito rápido, no qual alguns segundos fazem a diferença, e se não aprovamos a experiência, mudamos na mesma hora para outro site.
Você não quer que isso acontece na sua página, não é mesmo? Portanto, deve ter um site profissional, bem construído e preparado para fisgar novos clientes e manter aqueles que já o são. Para ajudar com você com isso, separamos algumas dicas importantes, mas, antes, vamos falar um pouco mais sobre a experiência do seu usuário.
A importância da experiência do usuário
Como dissemos acima, a sua própria experiência já diz tudo sobre o que você espera de um site e o que acontece quando suas expectativas não são supridas. Por outro lado, quando você tem uma boa experiência, a tendência é que realize a compra, volte e até indique para amigos e conhecidos, afinal, a primeira impressão é a que fica. E tudo o que queremos é que a nossa marca seja bem vista.
Não adianta termos um conteúdo inspirador ou um layout magnífico se a estrutura do site não é boa. Deixar de cuidar dessa parte é colocar todas as outras a perder.
Vamos a quatro quesitos que precisam estar em dia para que você tenha bons resultados com o seu site.
Aposte em um design responsivo
O design responsivo consiste em fazer com que o seu site se adeque ao aparelho pelo qual estiver sendo acessado. Ele deve estar preparado para se ajustar ao tamanho da tela, formato e todas as outras características de aparelhos diferentes, como notebooks, tablets, celulares…
Aliás, você sabia que, segundo o site Mercado & Consumo, 67% dos brasileiros utilizam o smartphone para compras? Pois é, agora imagine esse público navegando em um site que não está preparado para o celular… Será um cliente perdido na certa!
Intuitividade
Ter um site intuitivo significa ter um design no qual o cliente consiga resolver tudo sozinho, encontrando as coisas que precisa e seguindo os processos necessários sem que fique perdido ou precise de ajuda.
E como isso é possível? Por meio de uma página bem estruturada e com indicações claras e de fácil acesso. Um site no qual o cliente precisa ficar abrindo muitas janelas ou indo e voltando em abas não é intuitivo e fará com que ele desista da compra ou da navegação e, consequentemente, fique com uma má impressão da sua marca.
Desempenho técnico
Um dos quesitos que o Google leva em conta na hora de ranquear as páginas é a velocidade do carregamento, e, por si só, esse já seria um bom motivo para cuidar disso. Mas não é só o Google que valoriza o desempenho técnico, os usuários também levam em conta a velocidade e ficam impacientes quando o carregamento demora ou quando uma página dá erro. Portanto, não podemos nos arriscar com sites amadores, precisamos nos certificar de ter uma página profissional, programada corretamente e com um servidor confiável e robusto.
Trabalhe corretamente com CTAs
E por último, mas não menos importante, temos que usar boas CTAs (Call To Action), que são as chamadas para a ação. Traduzindo: é a frase ou palavra que fica em um botão ou link para que você o aperta/selecione. Alguns exemplos são: “Clique aqui”, “Leia mais”, “Adicione ao Carrinho” e “Baixe o Conteúdo Completo”. É importante sempre começarmos com verbo e passarmos a ideia de urgência. E imprescindível: as CTAs devem ser claras, para que a pessoa saiba exatamente o que fazer e onde fazer.
Que tal agora dar uma conferida no site para se certificar que ele cumpre todos esses pontos? E caso algo esteja fora do indicado, não perca um minuto e cuide agora mesmo da experiência do seu usuário!