A gente já sabe que uma das principais vantagens do marketing digital é a possibilidade de se ter métricas bem apuradas. Isso significa que conseguimos acompanhar os resultados, entendendo o que está dando certo e que devemos reforçar, e identificando onde as cosias não estão saindo confirme o esperado, o que nos levará a uma reestruturação da estratégia. E entre tantas métricas possíveis, há uma importantíssima para o seu negócio como um todo, pois avalia a viabilidade dos investimentos que você já fez ou vai fazer. Estamos falando do ROI! Não sabe o que significa? Então, siga com a gente para entender.
O que é ROI?
Essa é uma sigla para Return on Investment. Em tradução livre, quer dizer Retorno Sobre o Investimento, e o significado é exatamente esse. Com essa métrica, você consegue avaliar se o seu investimento em uma campanha, evento ou em algum anúncio específico está dando o retorno esperado.
Portanto, o ROI é uma importante métrica financeira, aliada do seu negócio e utilizada pelas principais empresas que trabalham com marketing digital. Afinal, se você vai investir, precisa fazer de forma segura, com retorno garantido!
Aprenda a calcular o ROI
Primeiro, é importante que você saiba que o resultado que você vai obter ao calcular o ROI é uma porcentagem.
A conta é a seguinte: o retorno que você teve com aquele anúncio, campanha ou evento (receita) menos o investimento feito (custo). Aí pegamos esse valor e dividimos pelo investimento feito (custo). E, para finalizar, multiplicamos esse resultado por 100, para gerar a porcentagem. Ainda não entendeu? Então, vamos à fórmula:
ROI = ( receita – custo) x 100
__________
Custo
Por exemplo, vamos supor que você investiu R$10 mil em banners em grandes sites e teve um retorno em vendas de R$45 mil. O cálculo fica assim:
ROI = (45-10)
_____ x 100 = 350%
10
O que isso significa? Que a cada real investido você ganhou R$3,50
Qual a importância do ROI na estratégia de marketing digital?
A pergunta acima tem muitas respostas! Podemos iniciar dizendo que, a partir do momento em que você passa a calcular o ROI, a sua empresa começa a trabalhar levando em consideração resultados possíveis, porque há base para comparação.
Outra vantagem é que você começa a investir no que realmente dá retorno. E como no marketing digital, a gente consegue acompanhar tudo em tempo real, é possível ajustar campanhas ou anúncios enquanto estão no ar. Quer vantagem melhor do que essa?
O ROI responde muitas outras perguntas para você, indicando que tipo de anúncio, veículo ou rede social dá mais retorno para a sua empresa; se o processo de venda está eficiente; se você está fidelizando os clientes, e muito mais! Com isso, você consegue cortar gastos desnecessários, otimizar seus lucros e ter resultados consistentes e duradouros.
Chega de investir no escuro, esperando um retorno que talvez não venha. Invista com base e tenha resultados espetaculares!