Você tem uma empresa pequena ou está começando e quer apostar em marketing digital, mas não sabe como fazer? Neste post, vamos sugerir algumas soluções simples, e o melhor: a baixo custo, afinal, sabemos que nem sempre é possível investir muito em divulgação. O importante é que você não fique de fora e que a sua empresa esteja online, para que ela possa ser encontrada e ganhe clientes. Separamos quatro medidas básicas e eficazes:
1 – O site é a porta de entrada para a sua empresa
Ter um site é o mínimo que o seu negócio precisa, mesmo que não tenha vendas online, já que é nele que você vai concentrar a sua estratégia de marketing. Podemos dizer que o site é o cartão de visitas digital da sua empresa, pois ele mostra quem você é, o que oferece e traz as informações de contato. Além disso, o site é essencial para o marketing de conteúdo, ou seja, é nele que ficará hospedado o seu blog, sobre o qual falaremos no próximo tópico. Imagine quantas empresas pequenas não têm uma página online? É a oportunidade do seu negócio sair na frente!
2 – Conteúdo vale muito hoje em dia
Uma das principais formas de você conquistar clientes é mostrando que tem conhecimento no assunto do seu negócio. Dessa forma, os leads começarão a enxergar a sua empresa como referência, tendo confiança nela. Mas como fazer isso? É simples: oferecendo conteúdo. Dentro do site, que você vai construir, haverá um blog, trazendo posts com dicas e sugestões a respeito do seu mercado. E para essa estratégia ser ainda mais eficaz, será preciso investir em SEO, uma técnica na qual você elege uma palavra-chave para a postagem e a repete, de forma estratégia, para que os mecanismos do Google encontrem aquela publicação com facilidade. Assim, quando alguém for fazer uma busca sobre um tema relacionado ao seu negócio, o seu site vai aparecer. Resumindo: você oferece conteúdo para atrair possíveis clientes.
3 – E-mail marketing
Pode parecer uma solução óbvia, mas muitas empresas não estão utilizando o bom e velho e-mail marketing como deveriam, apostando tudo em conteúdo ou nas redes sociais. Claro que, primeiro, você precisa ter um mailing. Caso a sua empresa não tenha, comece a captar contatos agora mesmo! Para isso, o seu site e o blog devem dar aos visitantes a possibilidade de se inscrevam para receber mais informações. A partir daí, você pode avisá-los de cada post novo, além de oferecer conteúdo inédito. Já falamos sobre os mitos do e-mail marketing aqui.
4 – Redes Sociais
Hoje em dia, não dá para fechar os olhos frente o poder das redes sociais. Elas proporcionaram uma aproximação única com os clientes, que valorizam isso. A sua empresa precisa estar em pelo menos duas das principais redes, alimentando-as constantemente e respondendo aos clientes com prontidão e de forma atenciosa. Isso é o mínimo para que o seu negócio se destaque. As redes são também um canal para você multiplicar os posts do seu blog e divulgar os seus produtos e a sua marca em larga escala.
De quais itens acima a sua empresa está de fora? Você notou que eles estão interligados? Vamos começar agora mesmo uma estratégia de baixa custo e grandes resultados!