“Jornada de compra” é um termo muito usado por quem trabalha com marketing digital, e se você vive escutando sobre ele, mas não sabe exatamente do que se trata, agora é o momento de esclarecer as suas dúvidas. Entender como funciona essa jornada é fundamental para o sucesso da sua empresa nas redes, pois é com base nela que é construída uma estratégia digital matadora.
Quer entregar ao lead exatamente o que ele precisa e transformá-lo em cliente da sua empresa? Então, siga com a gente! A partir de agora, vamos explicar como funciona essa jornada!
O que é a jornada de compra?
A jornada significa o caminho percorrido pelo potencial cliente até a efetivação da compra. Para o marketing digital, é uma ferramenta, pois, por meio dela, conseguimos identificar em qual estágio o lead se encontra e, dessa forma, oferecer o conteúdo certo para que ele siga considerando a sua empresa como uma opção e a escolha. Ou seja: se soubermos utilizar a jornada de compra, venderemos mais.
Vamos a cada uma das etapas da jornada!
1 – Aprendizado e descoberta
Essa é a etapa na qual o cliente nem sabe que tem um problema a ser resolvido. Ele vê o seu produto ou serviço, mas ainda não identifica a necessidade de compra.
Nos buscadores, o lead geralmente não procura por um produto ou serviço, mas pela resposta para a solução de um problema. Então, aqui ainda não é o momento de divulgar diretamente o que você tem a oferecer, mas de falar de temas relativos ao seu negócio, sempre respondendo a possíveis problemas de seu público. Por exemplo, se estamos falando de uma loja de calçados, um post interessante seria “Confira 5 tipos de calçados ideias para quem trabalha o dia todo em escritório”.
2 – Reconhecimento do problema
Agora, o cliente já pesquisou um pouco e percebeu que tem um problema ou uma oportunidade. Então, o conteúdo deverá ser outro, com foco em mostrar que ele precisa encontrar uma solução para esse problema ou aproveitar essa oportunidade.
O conteúdo deverá ser mais rico, trazendo dados, bastante informações, e pode ir além dos posts no blog, contemplando também e-books e webnars. Um bom conteúdo para a loja de calçados seguir captando a atenção do futuro cliente seria “Como um calçado confortável pode aumentar a sua produtividade no trabalho”.
3 – Consideração da solução
O lead já sabe que tem um problema, deparou-se com algumas soluções possíveis, mas ainda não se decidiu por uma delas. Como ele vai comparar as opções, chegou a hora de você mostrar as vantagens do seu produto ou serviço.
Agora, sim, você pode ser mais direto, falando sobre os benefícios da sua marca e por quais motivos ela é melhor que os concorrentes. A loja de sapatos poderia dizer que tem os calçados feitos sob medida para quem passa muitas horas sentado.
4 – Decisão de compra
O lead está chegando ao final da jornada e, finalmente, vai se decidir. É a última chance! Você precisa usar todo o seu poder de persuasão para não perder o negócio. Aqui, é importante que a equipe comercial entre em ação, pois é a hora da venda pura. Além de seguir enaltecendo o seu produto/serviço, vale até oferecer algumas vantagens.
Criar senso de urgência também é muito importante! “Acabe com o seu desconforto agora mesmo! Só hoje: compre um calçado e ganhe uma calçadeira anatômica” podem ser boas chamadas para a loja de sapatos concretizar a sua venda.
Pronto, essa foi a jornada de compra! Agora que você já a conhece, precisa começar a aplicá-la no seu negócio e acompanhar o lead até que ele se torne seu cliente. Vamos em frente?