Todo mundo que investe em marketing digital tem um sonho: colocar a sua empresa nas primeiras posições do Google. Garanto que com você não é diferente! Entre os buscadores, o Google é o mais conhecido e o mais utilizado, e virou até sinônimo do serviço que oferece. Quem nunca escutou a expressão “dá um google aí”, querendo dizer para a pessoa fazer uma pesquisa na internet?
E não é só pela popularidade do buscador, ele é realmente efetivo, e estar em destaque em sua primeira página gera resultados fantásticos! Segundo o site Zero Limit Web, 67,60% dos cliques de uma busca vão os cinco primeiros resultados. Ou seja, é nessas posições que você precisa estar!
Com isso, você deve estar se perguntando como melhorar o ranking do seu site no Google. Continue com a gente que vamos te dar quatro dicas matadoras! E aqui não estamos falando de pagar anúncio, mas de ser encontrado por meio de busca orgânica, que é quando o usuário procura por um termo ou serviço e chega à sua página de forma natural e espontânea. Vamos às dicas!
1 – Analisar o desempenho geral do seu site
Um aspecto que conta muito para o Google é se o seu site é bom, confiável e tem otimização mobile. Vamos a item por item! Primeiro, você precisa medir a velocidade do seu site. Os visitantes tendem a abandonar páginas com carregamento lento, e o buscador leva isso em conta. Outro aspecto é a otimização para celulares. Hoje em dia, a maioria das pessoas navega por seus smartphones, e a sua página deve ser responsiva, adaptando-se ao dispositivo automaticamente.
Conta muito também a forma como o seu site é estruturado internamente, o que significa conferir se ele foi construído de acordo com as melhores práticas de programação, sem gambiarras. E, claro, por último, mas não menos importante: a estrutura do site é amigável e os textos estão dispostos da melhor forma? Isso faz a diferença para o usuário e para o Google.
Conferiu tudo isso? Então, vamos para a segunda dica!
2 – Escrever e publicar conteúdos de qualidade
Essa dica é muito simples! Não adianta nada o seu site ser lindo, otimizado e bem preparado se não tem conteúdo de qualidade e relevante, que é o que realmente atrai leads e os mantém conectados. Portanto, não vale postar qualquer coisa apenas para atualizar, é preciso construir textos estruturados, com o apoio de profissionais que entendam dos assuntos.
3 – Otimizar seu site (SEO)
Quando falamos em SEO, estamos abordando o conjunto de estratégias para melhorar o seu posicionamento no Google. Já falamos de algumas delas na primeira dica, que envolve a usabilidade do seu site. Agora, vamos focar na estrutura do conteúdo! Ao fazer uma busca, o usuário digita um termo ou palavra, que vamos tratar por palavra-chave. Agora, pense no seu negócio. O que as pessoas buscariam relacionado a ele? São esses termos e palavras passíveis de busca que você precisa colocar em destaque no seu texto, em títulos, subtítulos e com repetição moderada. Parece ser difícil, mas você pode contar com ajuda profissional para isso. É mais barato e gera mais resultado do que pagar um anúncio, por exemplo.
4 – Otimização de textos antigos
Por fim, você deve estar pensando o que fazer com todos os textos publicados no seu blog e que não estão otimizados para serem encontrados pelo Google. Não os apague! Eles podem ser reaproveitados. Que tal otimizá-los?
Você já sabe da importância de estar nas primeiras posições do Google e tem as dicas de como se preparar para conquistá-las, então não dá para perder mais tempo. Vamos, agora mesmo, transformar o seu site em uma grande fonte de negócios!