Você tem uma indústria e quer investir em marketing digital? Não adianta simplesmente replicar os modelos que vê na internet, é preciso investir em um marketing direcionado para o seu negócio, ou seja, investir em marketing industrial. Esse ramo do marketing pensa em estratégias voltadas para a indústria, e visa, por meio de ações inteligentes e coordenadas, valorizar o seu produto e a sua marca, para que você se destaque no mercado.
O foco do marketing industrial
Quando falamos em uma indústria, estamos falando das empresas que transformam matéria-prima em produtos, e elas têm como cliente, geralmente, outra indústria, ou seja, o marketing é B2B, tema que já começamos a abordar por aqui.
Agora, vamos aos principais pontos para darmos o pontapé inicial no marketing da sua indústria:
1 – Com quem vamos falar?
Quem é o seu consumidor? Que idade média ele tem? Qual é o problema que ele quer resolver, e cuja solução você vai apresentar?
Você consegue responder as perguntas acima com base nas informações que tem de seus clientes? Isso é muito importante para que você defina a sua persona. Claro que essas são apenas algumas das informações para que você possa montar uma representação do cliente ideal para o seu negócio. É como se fosse um personagem, que representa o seu consumidor e para quem você vai direcionar todas as suas estratégias de marketing. Se você não consegue montar sozinho a persona ou não tem as informações consolidadas, será importante fazer uma pesquisa com os seus clientes.
2 – O conteúdo faz a diferença no marketing industrial
Quando queremos conquistar um cliente pessoa física, a melhor forma é ganhar pela emoção, porém, no marketing industrial isso não tem a mesma eficácia. Simplesmente porque, ao vender para uma empresa, a decisão não é apenas de uma pessoa, ela é mais técnica. Por isso, é preciso que você ganhe autoridade no seu negócio, e a maneira de fazer isso é postando conteúdo relevante em seus meios digitais (blog, redes sociais…), mostrando que você tem conhecimento naquilo que oferece e atraindo leads, que são empresas interessadas no que você tem a oferecer e que podem virar clientes.
3 – É fundamental identificar aqueles que realmente podem virar consumidores
Aqui estamos falando de qualificação de leads, que significa identificar, entre todos os leads, aqueles que, de fato, são oportunidades de negócio. Com isso, você pode focar nesse grupo, conhecer melhor suas necessidades e expectativas, investindo esforços e gerando melhores resultados.
4 – Utilizar os meios certos para chegar no cliente faz toda a diferença
Hoje em dia, não dá para falar em marketing digital sem pensar em redes sociais. Se a sua empresa não está no Facebook, no Instagram e no LinkedIn, corra para essas redes agora mesmo, porque o seu potencial cliente está lá. Ele, inclusive, hoje utiliza essas redes para buscar fornecedores. Já mencionamos também o blog, canal ideal para a publicação de conteúdo relevante, e não podemos deixar de falar do bom e velho e-mail, muito usado pelas empresas e uma ótima maneira de você acompanhar um lead até que ele vire seu cliente. Esses são os básicos, aqueles que você precisa ter de qualquer maneira para uma estratégia de marketing digital eficiente.
Esse são alguns pontos importantes para um bom marketing industrial, e, acima de tudo, não podemos nos esquecer que a relação de confiança entre empresas é algo fundamental e que torna a parceria duradoura. Então, em primeiro lugar, seja transparente e honesto em tudo o que fizer e na maneira de expor a sua marca e seu produto, e os resultados virão. Pronto para começar a buscar por eles?