Você sabia que, em 2019, as vendas pela internet aumentaram 22,7% em relação ao ano anterior? Agora, imagine em uma situação na qual as pessoas não podem sair de casa e precisam adaptar toda a sua rotina de compras…
Com a quarentena, muitos consumidores que eram desconfiados com as compras online tiveram que dar o braço a torcer e fazer seus pedidos via aplicativos e redes sociais. E, assim como as pessoas precisam comprar, os comerciantes e as empresas precisam vender para manterem seus negócios.
Esse post é para você que ainda não vende seu produto ou serviço na internet ou mesmo para quem já vende, mas não sabe como trabalhar o marketing digital. Separamos algumas dicas para você vender muito por meio do Whatsapp, das redes sociais e do seu site. Quer saber como fazer? Siga com a gente!
Promova seus produtos nas redes sociais
Além de aproximar os clientes das marcas, as redes sociais são eficientes canais de vendas, com infinitas possibilidades a serem exploradas. Claro que o primeiro passo é você estar presente nas principais redes, como Facebook, Instagram, Youtube e LinkedIn. Esteja em, pela menos, duas delas!
Mas você não pode chegar apenas querendo vender, é preciso oferecer algo que chame a atenção dos possíveis clientes, uma moeda de troca: o conteúdo. Não é apenas nos blogs que ele deve ser disponibilizado. Nas redes sociais, você também precisa valorizar a sua marca, mostrando a relevância dela e os atributos do que você tem a oferecer.
Dito isso, vamos à promoção do que você quer vender! Investir em anúncios pagos no Facebook é uma ótima pedida, já que é possível segmentar por localização (caso você queira vender apenas na sua cidade ou região), gênero, idade, etc., ou seja, o anúncio vai chegar ao seu público-alvo e o seu investimento será de acordo com a sua realidade.
O Instagram também oferece muitas possibilidades, com igual segmentação de seus anúncios e grande destaque para a imagem. Um elemento bastante estratégico é o story, onde você pode mostrar o dia a dia da sua empresa, novidades e criar enquetes, como votação entre dois produtos. As modalidades “ao vivo” podem ser utilizadas para demonstração de produtos e serviços, rodadas de perguntas e respostas, bate-papo com autoridades em assuntos relacionados ao seu negócio, entre outras interatividades.
Coloque seus produtos em um marketplace
Sabemos que o investimento inicial em um e-commerce é muito alto e, caso você queira comercializar o seu produto além da sua região, o marketplace é uma boa solução. São aqueles sites que abrem espaço para diversas marcas, como o Mercado Livre. Hoje em dia, até páginas como a da Americanas e a do Magazina Luiza já estão comercializando produtos de terceiros. Nesse caso, você não precisa investir na parte tecnológica e o site que hospeda seus produtos fica com uma parte da venda. Uma ótima solução para você vender mais!
Marketing de Conteúdo
Ele, sempre ele! E dá para falar de marketing digital hoje em dia sem tocar no marketing de conteúdo? Já o mencionamos no tópico sobre as redes sociais: você oferece conteúdo de qualidade, ganha relevância e atrai leads. Que tal fazer um blog hospedado no site da sua empresa e, no site, dizer as formas online pelas quais seus clientes podem adquirir seus serviços ou produtos?
Utilize o Google como aliado
Você já ouviu falar sobre o remarketing? É um serviço do Google, no qual você anuncia para pessoas que já visitaram o seu site ou uma página específica, ou seja, é uma nova chance de conversão. Claro que, além dessa modalidade, há o anúncio direto, sempre com resultados animadores. Por meio do Google Adwords, você consegue analisar a viabilidade do seu investimento e a melhor forma de anunciar, buscando garantir retorno, que é tudo o que mais precisamos.
Nos tempos atuais, é necessário estar cada vez mais online e pronto para vender seu produto. Você já se adaptou à essa realidade?