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27 de setembro de 2019Você já notou que os anúncios tradicionais são cada vez menos atrativos para todos nós? E aí você pode estar se perguntando: e como faço para vender o meu produto ou serviço? Continuo investindo em propagandas pagas? Dependendo da sua estratégia, você pode até continuar anunciando, mas não deve fazer apenas isso, você precisa começar agora mesmo a investir em marketing de conteúdo para vender mais e melhor!
Falamos recentemente sobre Inboud Marketing, uma ferramenta do Marketing de Conteúdo que busca atrair os futuros clientes para o site da sua empresa, por meio de conteúdo relevante, com o intuito de gerar vendas.
Mas, então, o que é marketing de conteúdo?
O Marketing de Conteúdo tem um conceito mais amplo, indo além das vendas, e objetivando também gerar defensores da marca, manter clientes e ganhar autoridade. O CEO do Marketing Insider Group, Michel Brenner, em post para o blog do Content Marketing Institute, explica que “com o marketing de conteúdo, você atrai um público para um destino de marca, ao invés de interromper ou comprar um público-alvo na plataforma de outra pessoa”.
E por que fazer isso? Porque o mundo mudou bastante nos últimos anos! Hoje, vivemos a cultura do streaming (com Netflix, Spotify, Youtube, etc.), assistimos ao que queremos, no horário que queremos, fazendo nossa própria programação. É claro que isso influencia também na nossa forma de vender e comprar! Interromper o momento de entretenimento de uma pessoa para oferecer algo a ela, de forma direta, já não tem mais a mesma efetividade. Com isso, o marketing de conteúdo ganhou espaço e utilizá-lo resulta em mais vendas, já que você divulga o seu produto de forma indireta. Na verdade, você divulga conhecimento (conteúdo), fazendo com que o consumidor veja que você tem autoridade naquele negócio e se interesse pelo o que você tem a oferecer, que, no caso, é o que ele precisa.
Porém, é importante ressaltar que não se trata de postar qualquer conteúdo. Você deve responder a possíveis dúvidas de seus potenciais clientes, a perguntas que eles fariam, para que, ao procurar saná-las, eles encontrem o seu material (e consequentemente a sua empresa) na internet. Afinal, hoje em dia, a primeira coisa que fazemos quando queremos comprar algo é recorrer aos buscadores.
Dicas para vender mais por meio do marketing de conteúdo
Agora que você já sabe que investir em marketing de conteúdo é fundamental para vender mais nos dias de hoje, vamos a algumas dicas rápidas para que você o utilize da melhor forma.
Saiba quem é o seu público
Para oferecer conteúdo direcionado e que gere os resultados esperados, você precisa saber para quem exatamente está falando. Faça uma pesquisa com seus consumidores e descubra! Com isso, você poderá trabalhar na linguagem e nas informações ideais.
Mostre autoridade sobre o seu negócio
Publique conteúdo que tenha a ver com o seu negócio e chame os especialistas da sua empresa para participar. Você precisa mostrar que tem autoridade nos assuntos expostos para conquistar a confiança do potencial cliente.
Não venda seu produto ou serviço de forma direta
Lembre-se de que não é um anúncio, o conteúdo é para mostrar que você tem conhecimento no assunto. Fale sobre soluções para os eventuais problemas que seus consumidores possam ter sem citar ou oferecer diretamente o seu produto/serviço, é isso que vai gerar valor e atrais prospects.
Há mais detalhes nos quais devemos pensar ao oferecer conteúdo, e ainda vamos falar muito sobre isso.
E você, tem conseguido produzir conteúdo de qualidade e com certa frequência? Com as tarefas cotidianas relacionadas ao seu negócio, pode sobrar pouco tempo para construir conteúdo relevante e, nessa hora, vale pedir o apoio de um profissional de marketing, afinal, você precisa se destacar no mundo da internet. Chegou o momento da sua empresa investir no marketing de conteúdo!